Conjuntura

Auto-suficiência ameaçada

A auto-suficiência brasileira em petróleo estaria ameaçada caso o Brasil alcançasse taxas se crescimento elevadas. Esta é a premissa do estudo apresentado pelo Serasa nesta terça-feira (30/05), em São Paulo.

Redação
30/05/2006 03:00
Visualizações: 99

Um estudo realizado pelo Serasa revela que a auto-suficiência brasileira em petróleo estaria comprometida caso o Brasil tenha crescimento maior do que o esperado. O estudo sobre o desempenho econômico e financeiro das empresas do setor petrolífero está sendo apresentado nesta terça-feira (30/05) na sede do Serasa, em São Paulo.

Segundo informa a entidade, o estudo mostra que de 1999 a 2005, o consumo nacional de petróleo aumentou em 10%, enquanto a produção foi elevada em 46%, posição que garante a auto-suficiência hoje, mas não garante esta condição em um cenário de crescimento sustentado, mesmo no curto prazo.

"Considerando que a base de crescimento de uma economia é o petróleo, se o Brasil crescer além da expectativa, a produção nacional não será suficiente", afirma a entidade.

O painel contará ainda com análise macroeconômica do segmento, por  Gustavo Loyola, e conjuntural, por Sérgio Conti, ambos da Tendências Consultoria Integrada. Também participam do evento o superintendente da Comgás, Antonio Henrique Costa Gross, e a presidente da Petróleo Ipiranga, Elizabeth Surreaux Ribeiro Tellechea, falando a respeito dos desafios e expectativas de seus setores.

O Serasa realiza paíneis setorias bimestralmente, desde 2002. Os próximos serão sobre siderurgia, eletrodomésticos e eletroeletrônicos e cadeia agroindustrial.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20