Energia elétrica

Aumento 0,5% no consumo de energia em novembro

Redação/Assessoria CCEE
30/11/2017 19:04
Visualizações: 136

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 28 de novembro apontam aumento de 0,5% no consumo e de 0,2% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2016. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

A análise do consumo de energia no Sistema Interligado Nacional – SIN mostra que 60.653 MW médios foram consumidos ao longo de novembro, aumento de 0,5% frente ao consumo de 2016. No Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, o consumo apresenta retração de 2,6%, número impactado pela migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Sem o efeito dessas novas cargas na análise, o ACR teria elevação de 1% no consumo.

O consumo no Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, registra aumento de 8,7%, montante que leva em conta a migração dos consumidores na análise. Quando esse movimento é desconsiderado, o consumo apresenta diminuição de 0,2%.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de metalurgia e produtos de metais (+4,6%), veículos (+3,9%) e saneamento (+3,4%) registram incremento no consumo, mesmo sem o efeito da migração na análise. No mesmo cenário sem migração, os maiores índices de retração pertencem aos segmentos de madeira papel e celulose (-6,8%), minerais não-metálicos (-6,4%) e transporte (-3,9%).

A geração de energia no Sistema também apresenta leve aumento de 0,2% com a entrega de 62.789 MW médios no período. Há registro de incremento na produção de usinas térmicas (+21,7%) e de usinas eólicas (+13,9%). A produção da fonte hidráulica, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, apresenta queda de 8,3% ao longo de novembro.

O InfoMercado Dinâmico também estima que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em novembro, o equivalente a 66,2% de suas garantias físicas, ou 39.197 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 70,5%.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13