Produção

Atraso de 18 meses ainda afeta desempenho da P-43

A P-43 voltará a operar no sábado (05/02), depois de sofrer uma parada de manutenção pouco depois do início das operações. Segundo o gerente executivo de engenharia da Petrobras, Pedro José Barusco Filho, o atraso de 18 meses na entrega influenciou o desempenho da plataforma.


01/02/2005 02:00
Visualizações: 103

A plataforma P-43 voltará a operar no sábado (05/02), depois de ter operado durante aproximadamente de 20 dias no campo de Barracuda e sofrer uma parada para manutenção de outros 15 dias, desde meados de janeiro. Segundo o gerente executivo de engenharia da Petrobras, Pedro José Barusco Filho, o atraso de 18 meses na entrega da plataforma pela KBR, subsidiária da Halliburton e responsável pelo EPC do projeto, influenciou o desempenho da P-43.
Barusco informou, no entanto, que ao voltar a Barracuda a P-43 estará apta a produzir 70 mil barril de petróleo diariamente, sem necessidade de passar pela fase inicial de produção inicial de 10 mil barris diários, como ocorreu no início do ano. A P-48, que também entrará em operação atrasada no dia 13 de março, em Caratinga, já iniciará com capacidade de produção de 70 mil barris diários. O executivo acrescentou, ainda, que espera-se que a produção de cada uma das plataformas supere a capacidade de 150 mil barris anunciada inicialmente. Barusco garantiu que apesar dos atrasos a possibilidade de auto-suficiência em petróleo no final de 2005 continua válida.
As plataformas P-43 e P-48 fazem parte do projeto Barracuda-Caratinga, que sofreu um atraso de 18 meses em função de uma disputa entre Petrobras e KBR, contratada como epecista do projeto. A KBR exigia alteração no valor no negócio em função das alterações de projeto incluídas pela Petrobras durante a fase de construção. Por outro lado, a Petrobras alegava que sofreu prejuízos em razão dos atrasos na entrega. No final do ano passado, as empresas entraram em um acordo e as plataformas finalmente foram entregues. No entanto, como informa Barusco, "depois de tanto tempo paradas, unidades complexas como estas necessitam de manutenção, uma plataforma não é como um vídeo cassete".
Além da P-43 e P-48, a Petrobras ainda espera pela P-50, que tem previsão para o início da produção maio. A P-50, está em fase final de construção no Estaleiro Mauá Jurong, em Niterói, e vai produzir no campo de Albacora Leste, com capacidade de produção de 180 mil barris diários.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20