Investimento

Atraída por jogos e pré-sal, IBM inaugura laboratório no Rio

Valor Econômico
18/03/2011 12:46
Visualizações: 203
O desenvolvimento da produção de petróleo e gás na área do pré-sal, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 foram três fatores decisivos para que a IBM decidisse instalar no Brasil o seu 9º laboratório de pesquisas, o primeiro no Hemisfério Sul. O laboratório foi inaugurado ontem, no Rio de Janeiro, juntamente com um Centro de Soluções para Recursos Naturais, mas futuramente ficará dividido entre o Rio e São Paulo. A IBM pretende contratar até 130 cientistas brasileiros para trabalhar no laboratório, que iniciou as atividades com dez pesquisadores, incluindo três brasileiros repatriados.


Segundo Fabio Gandour, cientista-chefe da IBM no Brasil, a decisão de fazer o laboratório e o centro de soluções no país teve por base quatro eixos: o primeiro, que tem o pré-sal como carro-chefe, está ligado à abundância de recursos naturais no Brasil. O segundo decorreu da demanda que o país terá nos próximos anos por softwares destinados à gestão de "sistemas humanos complexos, com ênfase em megaeventos". A empresa quer desenvolver para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos soluções para a organização adequada das grandes massas humanas que os dois eventos irão movimentar.


Outro aspecto que motivou a IBM, segundo Gandour, foi a necessidade que o país tem de desenvolver microeletrônica, "com foco em conceitos de baixa complexidade", como a produção de pacotes tecnológicos para automóveis e eletrodomésticos da linha branca.


O quarto fator foi a demanda por "ciências de serviços, com ênfase em qualidade". O cientista-chefe da IBM disse que o Brasil, assim como todo o mundo, é cada vez mais uma economia de serviços, da mesma forma que a IBM é cada vez mais uma empresa com receitas oriundas do setor de serviços (55% do total).

A escolha do Brasil para montar o laboratório passou por dois filtros. No primeiro, a concorrência foi com mais de 70 países, o que levou a uma disputa direta entre Brasil, Emirados Árabes e Austrália. Atualmente a IBM tem três laboratórios nos EUA, mantendo apenas uma instalação em outros países: China, Suíça, Israel, Índia, Japão e agora uma no Brasil.

A empresa emprega cerca de 3 mil cientistas em todo o mundo, o que levou o ministro da Ciência e Tecnologia brasileiro, Aloizio Mercadante, a dizer durante a cerimônia de inauguração que o país quer ter uma fatia maior desse total do que a prevista.


Gandour disse que a fase atual do laboratório é a de "identificação de cérebros" a serem contratados dentro do universo de 10 mil doutores que, segundo ele, o Brasil forma por ano. De acordo com o cientista, esses cérebros brasileiros têm um custo de produção baixo em relação aos EUA e têm experiência de vanguarda (com equipamentos de ponta) pequena, compensada com alto grau de abstração e de formação intelectual.


Ao contrário de outras empresas internacionais que estão construindo seus laboratórios de pesquisas voltados para o pré-sal no Parque Tecnológico da UFRJ, Ilha do Fundão (zona norte do Rio), a IBM preferiu utilizar suas instalações existentes no bairro da Urca (zona Sul do Rio) e, futuramente, em São Paulo.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13