Energia Nuclear

Associação Mundial Nuclear reforça papel da Rússia como líder mundial no setor

Rússia é líder mundial em tecnologia nuclear.

Redação / Assessoria
14/04/2015 13:46
Visualizações: 281

Pesquisa recente da Associação Mundial Nuclear (World Nuclear Association, WNA), divulgada em março, aponta a Rússia como líder mundial em tecnologia nuclear. Segundo a agência, a eficiência da geração nuclear do país aumentou drasticamente desde a década de 1990 e a atual posição é fruto de investimentos maciços em pesquisa e desenvolvimento.

Além de reforçar a liderança russa em tecnologias de reatores de nêutrons rápidos, a agência lembra que o país é o que mais possui encomendas externas. Tal resultado, segundo a WNA, deve-se a atual política econômica russa, que tem incentivado as exportações de bens e serviços nucleares.

Com preços bem competitivos, a estatal russa de energia nuclear, Rosatom, é hoje a empresa com maior número de pedidos ao redor do mundo. Sua carteira de encomendas externas é superior a $ 100 bilhões. Atualmente a Rosatom está construindo 29 reatores e tem negociações avançadas para que este número chegue a 34.

Nesse contexto de expansão, a Rosatom chega ao Brasil ainda nesse semestre. Seu escritório, localizado no Rio de Janeiro, será base para todas as negociações na América Latina.

Internamente, a Rússia tem 10 usinas nucleares ativas e 33 reatores de potência. Outras sete novas usinas estão sendo construídas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19