Sistema Interligado Nacional

Assinados contratos de concessão de novas linhas de transmissão

Os contratos de concessão de 19 linhas de transmissão de energia elétrica, leiloadas pela Aneel em junho deste ano, foram assinados ontem (16/10), em cerimônia realizada no Ministério de Minas e Energia (MME). As linhas somam aproximadamente 3 mil quilômetros de extensão e são destinadas a

Aneel
17/10/2008 14:27
Visualizações: 32

Os contratos de concessão de 19 linhas de transmissão de energia elétrica, leiloadas pela Aneel em junho deste ano, foram assinados ontem (16/10), em cerimônia realizada no Ministério de Minas e Energia (MME).  As linhas somam aproximadamente 3 mil quilômetros de extensão e são destinadas a reforçar o Sistema Interligado Nacional (SIN). Os investimentos estão previstos em R$ 2,86 bilhões.

 

As concessões dos novos empreendimentos foram arrematadas por três empresas brasileiras, uma espanhola e dois consórcios. A cerimônia de assinatura dos contratos contou com as presenças do diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, do ministro do MME, Edison Lobão, e dos representantes das empresas privadas e estatais que, individualmente ou em consórcios, arremataram as concessões no leilão.

 

O certame foi realizado pela agência nas dependências da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, em sessão pública conduzida pela BM&F Bovespa, no dia 27 de junho deste ano. Ao todo, foram leiloados 12 lotes com 19 linhas e 20 subestações, com deságio médio de 20,18%. Veja aqui a relação dos lotes e as respectivas linhas.

 

A construção dos novos empreendimentos beneficiará 12 estados nas cinco regiões do país. Na região Norte, os estados do Amapá, Amazonas e Pará receberam obras; na região Nordeste, a Bahia. Já na região Centro-Oeste serão construídos empreendimentos em Goiás e Mato Grosso; e no Sudeste, os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. No Sul do país todos os estados: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As linhas deverão entrar em operação em prazos que variam entre 15 e 36 meses.

 

Desde 1998 a Aneel licitou e autorizou 34,079 mil quilômetros de linhas de transmissão, e das licitadas 14.885,6 km estão em operação. Este ano, 2,232 mil quilômetros de linhas foram energizados e há previsão de entrada de mais 3,503 mil quilômetros até dezembro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13