acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Etanol

Argus lança cobertura exclusiva do mercado de etanol do Nordeste

25/09/2017 | 13h02

A provedora global de indicadores de preços de commodities Argus lança este mês uma cobertura semanal exclusiva sobre o mercado de etanol da região Nordeste, segundo maior produtor e consumidor do biocombustível no país.

A nova cobertura inclui uma série de indicadores de preços de etanol anidro e hidratado e análises de mercado sobre as principais praças da região – Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba e Alagoas – e será incorporada à publicação diária "Argus Etanol Brasil", ferramenta amplamente utilizada por agentes do mercado para negociação e indexação de contratos, gerenciamento de riscos, cálculo de impostos e análise de mercado, entre outras finalidades.

Produção limitada, consumo em expansão e uma safra relativamente curta fazem com que o Nordeste do Brasil tenha um déficit estrutural de abastecimento ao longo de praticamente o ano todo. A demanda na região é atendida por três frentes: produtores locais, usinas do Centro-Sul e importação dos Estados Unidos.

O aumento significativo no fluxo de importação de etanol registrado recentemente – o volume desembarcado entre janeiro e julho deste ano quadruplicou em relação ao mesmo período de 2016 para 1,35 milhão de m³, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) – levou a Câmara de Comércio Exterior a instaurar no mês passado uma tarifa de 20pc sobre as importações do biocombustível, atendendo ao pleito de produtores locais. O mercado nordestino segue aquecido e a demanda por visibilidade para oportunidades de arbitragem internacional e intraregional, cada vez maior.

A vice-presidente da Argus para o Cone Sul da América Latina Vanessa Viola comentou: "O lançamento da cobertura da região Nordeste coroa nossos esforços no sentido de prover transparência e insight estratégico ao mercado brasileiro de etanol, um dos maiores do mundo. Além de acompanhar de perto a dinâmica do mercado doméstico, a cobertura brasileira irá se somar àquela realizada pela Argus em outros importantes mercados globais de biocombustíveis nos Estados Unidos, Europa e Ásia".

Lançado em dezembro de 2016, o relatório "Argus Etanol Brasil" publica indicadores de preços de etanol semanais e diários no Centro-Sul, acompanhando valores e volumes comercializados nos principais polos produtores da região: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. A publicação acompanha ainda a movimentação de mercados globais com notícias e análises a respeito do fluxo de comércio internacional ao Brasil.

Sobre a Argus

A Argus é uma agência provedora de indicadores de preços para o mercado global de commodities. Com sede em Londres e escritórios nos principais centros de commodities do mundo, a Argus publica índices de preços que são amplamente usados por empresas, entidades governamentais e organizações internacionais em mais de 140 países para indexação de contratos e transações físicas, cálculos de impostos, leilões de energia, gerenciamento de riscos e análise de mercado, entre outras finalidades.

Atualmente, a Argus é a principal fornecedora de dados sobre preços e fundamentos, serviços de consultoria e conferências para as indústrias mundiais de petróleo, derivados, gás natural, eletricidade, carvão, emissões, bioenergia, fertilizantes, petroquímica, metais e transporte. No Brasil, a empresa está baseada no Rio de Janeiro, de onde acompanha de perto os mercados regionais de petróleo, combustíveis e fertilizantes, e lidera as atividades da empresa no Cone Sul da América Latina. Mais informações em www.argusmedia.com.br.



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar