Siderurgia

ArcelorMittal eliminará 750 empregos na Europa

Jornal do Commercio
11/12/2008 04:34
Visualizações: 23

A ArcelorMittal, maior siderúrgica do mundo, anunciou planos para reduzir sua força de trabalho na Alemanha e na Espanha por meio de um programa de desligamento voluntário, em resposta à desaceleração econômica global, segundo um porta-voz da companhia. A empresa vai cortar 750 empregos na Alemanha e 600 na Espanha.

 

Os números anunciados ontem são detalhamentos do programa de corte de até 9 mil funcionários em todo o mundo, o equivalente a 3% de sua força de trabalho global, lançado pela Arcelor no fim de novembro. Na Alemanha, a maior parte dos cortes vai se concentrar em áreas administrativas ou não ligadas à produção. A Arcelor informou aos sindicatos relevantes que pretende fazer 450 desligamentos em Bremen, no norte da Alemanha, e 300 em Eisenhuettenstadt, no leste do país.

 

“Essa foi uma decisão muito difícil de ser tomada pela companhia”, afirmou Juan Estarellas, diretor-geral da Arcelor na Espanha, onde serão feitos 600 cortes. “Mas infelizmente a realidade econômica global demonstra que é sensato adotar tais medidas. Se não fizéssemos nada hoje, colocaríamos a saúde da nossa companhia em risco e isso potencialmente colocaria mais empregos em risco”, acrescentou.

 

A Arcelor vai se reuniria ainda ontem em Madri, com representantes dos cinco principais sindicatos presentes nas unidades espanholas da companhia. A Arcelor está reduzindo sua produção global em 35% em conseqüência do enfraquecimento da demanda por aço em setores importantes, como o automotivo, o de construção e o de indústrias de eletrodomésticos. Mais cedo, a companhia havia afirmado que vai fechar duas unidades de acabamento nos Estados Unidos, o que vai resultar em 545 demissões.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19