Terceirização

Aprovação do projeto da terceirização é vista com bons olhos pelo setor bioenergético

Redação/Assessoria UDOP
23/03/2017 13:58
Aprovação do projeto da terceirização é vista com bons olhos pelo setor bioenergético Imagem: Divulgação/Celso Torquato J. Franco, UDOP Visualizações: 198

A aprovação, na noite de ontem (22), pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade foi comemorada pelos líderes do setor bioenergético, hoje responsável por milhões de postos de trabalho, diretos e indiretos, que movimentam a cadeia do agronegócio nacional.

Para o presidente da UDOP, Celso Torquato Junqueira Franco, a aprovação foi muito positiva. "É um avanço nas relações do Capital X Trabalho. Ganha a economia, ganha o Brasil, ganham os trabalhadores e os empregadores. O projeto está diretamente atrelado à uma ampla reforma da legislação trabalhista, que muito vai contribuir para que o país saia da atual recessão", destacou Franco.

Ainda segundo o presidente da UDOP, mais importante que a regulamentação do trabalho terceirizado, é a reforma da atual legislação trabalhista, que deverá ser aplicada para todos os trabalhadores, registrados e terceirizados. "Precisamos adequar a legislação para reduzir o altíssimo nível que temos atualmente de ações trabalhistas, muitas vezes oportunistas".

Franco destacou ainda que atualmente o empregador reluta na contratação, devido à insegurança jurídica existente, "prejudicando o desenvolvimento econômico e a geração e emprego e renda".

O que muda

Aprovado por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções o texto-base do projeto de lei, que segue agora para sanção presidencial, prevê, dentre outros pontos: a aplicação da terceirização a qualquer atividade da empresa, quer a chamada atividade-meio ou até a atividade-fim; prevê ainda que a empresa terceirizada seja a responsável por contratar, remunerar e dirigir os trabalhadores; que a empresa contratante garanta segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores terceirizados; além de ampliar o tempo de duração do trabalho temporário dos atuais até três meses para até 180 dias, consecutivos ou não.

"A questão que envolvia a terceirização de todas as atividades já era consenso no meio empresarial, como alternativa para se resolver um eterno problema da legislação trabalhista. Até mesmo a classe trabalhadora já visualizava o projeto como benéfico na geração de empregos e na melhoria da relação Capital X Trabalho", destaca o presidente da UDOP.

Finalizando, Celso Junqueira Franco destaca ainda ser "fundamental que sejam garantidas todas as exigências existentes para trabalhadores registrados aos trabalhadores terceirizados".

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13