Empresas

Após aquisição da Devon, BP anuncia interesse em explorar mais petróleo no Brasil

Para aumentar a produção no Brasil mais rapidamente, a gigante petrolífera britânica BP informou nesta quarta-feira (11) que não veio ao Brasil apenas para continuar o que a Devon já começou. A empresa considera o país estratégico e quer intensificar sua participação em mais blocos de pet

Redação
11/05/2011 17:44
Após aquisição da Devon, BP anuncia interesse em explorar mais petróleo no Brasil Visualizações: 330

Para aumentar a produção no Brasil mais rapidamente, a gigante petrolífera britânica BP informou nesta quarta-feira (11) que não veio ao Brasil apenas para continuar o que a Devon já começou. A empresa considera o país estratégico e quer intensificar sua participação em mais blocos de petróleo. A afirmação foi feita hoje pela manhã pelo presidente da BP no Brasil, Guillermo Quintero, em encontro com jornalistas no Rio, sobre a aquisição de ativos da Devon pela BP Brasil.

 


"Não podemos revelar os nomes por questões estratégicas, mas temos em andamento duas ou três negocições de farm-in (processo de entrada nos blocos)", disse Quintero.


O executivo confirmou hoje que vai pagar US$ 7 bilhões à americana Devon Energy por um conjunto de ativos que lhe permitirá atuar na exploração de petróleo nas reservas da costa brasileira e do pré-sal e ampliar sua presença no Golfo do México.


Os ativos adquiridos da Devon compreendem participações em dez blocos exploratórios no Brasil: oito blocos concedidos nas Bacias de Campos e de Camamu-Almada, em lâminas d'água que variam entre 100m e 2780m; e duas concessões em terra na Bacia de Parnaíba. Os blocos da Bacia de Campos incluem as descobertas Xerelete, Wahoo (no pré-sal) e Itaipu, e o campo de Polvo.


O presidente da BP no Brasil afirmou que os funcionários da Devon no Brasil serão empregados pela BP após a conclusão do acordo, que ainda depende da autorização dos órgãos reguladores.


Brasil é prioridade


"Queremos crescer substancialmente nossa produção aqui e atingir, apenas com áreas já conhecidas, mais do que cem mil barris por dia na metade da década", informou Quintero.


De acordo com o executivo, com a aquisição da carteira da Devon, a BP vai aumentar a capacidade de produção no Brasil para mais de 100 mil barris. "Essa cifra esperamos aumentar significativamente. Achamos que na segunda metade dessa década vamos ampliar a nossa produção significativamente", ressaltou.


Quintero revelou que a prioridade da empresa no Brasil são blocos em mar e em águas profundas, mas não descartou o interesse em áreas em terra. Além disso, o presidente da BP no Brasil revelou o interesse da empresa em participar da décima primeira rodada da ANP, programada para o segundo semestre desse ano.
 

Sísmica 3D e nova sonda


O campo de Polvo, único já em produção comprado pela BP com a aquisição dos ativos da Devon Energy no Brasil, deve ganhar uma nova campanha sísmica 3D. Durante a coletiva, Guillermo Quintero informou que a BP está contratando sísmicas para estudar melhor as áreas que adquiriu da Devon na Bacia do Parnaíba, e deve contratar também estudos para a área de Polvo.


Quintero indicou também que a empresa esta finalizando os últimos detalhes para que uma nova sonda de perfuração, a Deep Ocean Clarion, inicie ainda este mês a viagem para o Brasil, de forma a iniciar as operações em Itaipu dentro de um mês e meio. A unidade está no Golfo do México e vai se juntar à Deep Water Discovery, que já opera no país. Segundo ele a sonda Deep Ocean Clarion é de sexta geração e contará com inovações de segurança.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19