Evento

Apoio à pesquisa em SP será destaque da Fapesp na Reunião Anual da SBPC

Redação/Assessoria Fapesp
10/07/2017 13:35
Visualizações: 301

Com o tema “Inovação, Diversidade, Transformações” ocorrerá de 16 a 22 de julho, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Realizada pela quinta vez na UFMG, a Reunião Anual da SBPC deste ano integra o calendário comemorativo dos 90 anos da universidade.

Desde a sua primeira edição, em 1948, o encontro científico tornou-se o maior do gênero na América Latina, configurando-se como um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e do debate sobre as ações e as políticas públicas para a ciência e tecnologia desenvolvidas no Brasil.

Durante os sete dias do evento, pesquisadores, estudantes e público em geral poderão assistir as conferências, mesas-redondas, encontros, minicursos e sessões de pôsteres, visitar as instalações da SBPC Cultura, SBPC Jovem, ExpoT&C e participar do Dia da Família na Ciência, com destaque para o papel da ciência no cotidiano das pessoas, além de atividades com temáticas específicas.

Ao todo, o programa da 69ª Reunião Anual da SBPC compreende 69 conferências, 82 mesas-redondas, 57 minicursos, 16 sessões especiais, além de encontros, reuniões e assembleias, perfazendo mais de 240 atividades. A conferência de abertura da 69ª SBPC ocorrerá no domingo, 16 de julho, às 18h00, no Auditório Nobre - CAD 1.

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, vai participar das Mesas-redondas Ética na Ciência (17/07) e Educação Superior para o Mundo Contemporâneo (18/07), ambas coordenadas pela presidente da SBPC, Helena Nader. Já Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação e ex-reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), vai participar da Mesa-Redonda Os Desafios para o Futuro da Educação em Engenharia (17/07).

No dia 19/07, Eduardo Moacy Krieger, vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP, participará da Sessão Especial sobre os 60 anos da Sociedade Brasileira de Fisiologia.

O coordenador do Programa BIOTA-FAPESP, Carlos Alfredo Joly, também estará entre os palestrantes. Na quinta-feira (20/07) ele vai proferir a palestra Os Desafios Nacionais para Conservação da Biodiversidade, além de coordenar a Mesa-Redonda sobre a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES).

Também no dia 20/07, durante a Assembleia Geral Extraordinária, o físico Ildeu de Castro Moreira, do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atual vice-presidente da SBPC, tomará posse como novo presidente da entidade para o período 2017-2019.

Aberta ao público e com entrada gratuita, a Reunião Anual tem como objetivo principal popularizar e valorizar a produção científica nacional, inserindo-a no cotidiano das pessoas. Eventos com temas específicos também farão parte do evento.

Pesquisa, apoio e divulgação

Ao lado de diversos institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações ligadas ao ensino e à pesquisa da ciência, do Brasil e do Exterior, a FAPESP vai apresentar as diversas modalidades de fomento oferecidas pela Fundação e os principais programas de estímulo à pesquisa científica e tecnológica do Estado de São Paulo, no espaço dedicado à ExpoT&C.

Além dos programas, em sua 19ª participação na Reunião Anual da SBPC, a FAPESP destacará em seu estande sua Biblioteca Virtual (BV), que reúne informações sobre todos os projetos apoiados pela Fundação desde 1992, incluindo auxílios, bolsas e artigos científicos publicados, em uma plataforma digital recentemente reformulada.

Além da ExpoT&C, com produtos e serviços desenvolvidos por empresas, universidades, instituições de pesquisa e fomento, a apresentação e a discussão de ações e projetos em ciência, tecnologia e inovação terão espaço na SBPC Inovação, com o objetivo de estabelecer interfaces entre instituições públicas e privadas.

A SBPC Afro e Indígena vai promover a discussão com intelectuais negros e indígenas sobre temas como cultura, diversidade e direitos territoriais dos povos indígenas.

Voltada para professores do ensino fundamental e médio, a programação da SBPC Educação será realizada no campus da UFMG em Montes Claros, com conferências, mesas-redondas e minicursos. Já a SBPC Cultura terá manifestações culturais e artísticas no campus Pampulha e em outros espaços da UFMG na capital mineira.

Paralelamente à reunião, ocorre o 5º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), com o tema Os impactos da ciência na sociedade, com o objetivo de promover a divulgação da ciência, da cultura nacional e a integração entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

Mais informações sobre a 69ª Reunião Anual da SBPC podem ser obtidas no endereço http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/.

A programação completa do evento está disponível em http://ra.sbpcnet.org.br/belohorizonte/wp-content/uploads/2017/06/programacao-69RA-datas.pdf.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13