Rio Pipeline

Apesar da resolução da ANP, Petrobras garante investimento em dutos

Seis anos de exclusividade no uso de dutos é considerado pouco tempo para amortecer investimento, mas diretor da Petrobras garante que empresa cumprirá com seu plano de construção de dutos.


17/10/2005 02:00
Visualizações: 262

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, questionou, durante a Rio Pipeline, a recente resolução da ANP sobre o livre acesso a gasodutos. A regulamentação do artigo 58 da lei do petróleo, determina o período de exclusividade de uso de um gasoduto pelo investidor em seis anos, pouco mais de um terço dos 15 anos que a Petrobras sugeria como prazo ideal para compartilhar o duto.

"A dúvida é se essa medida não vai restringir o investimento na construção de dutos no país", teme o executivo, que ressalta, no entanto, que mesmo com a decisão da ANP a Petrobras continuará com seu programa de expansão de dutos. "A Petrobras vai cumprir o que está previsto no seu plano de investimentos", garante.

De acordo Costa, a proposta de um concurso público para a ampliação do Gasoduto Bolívia-Brasil, o Gasbol, será um teste para esta resolução. "As empresas terão que a presentar suas demandas e esta é a forma de testar as condições para investimentos", comentou.

Sobre a perspectiva de que a Petrobras solicitar o aumento 4 milhões de m³ por dia de volume transportado no Gasbol, conforme avaliado anteriormente, o diretor informa que ainda depende de uma série de avaliações que envolvem a demanda integrada do Cone Sul e o Gasene.

O diretor informou, ainda, que o Gasene deverá estar pronto até o final de 2008, uma vez que a Petrobras já assumiu o compromisso de fornecer 1,8 milhoes de m³ por dia degás para a siderúrgica do Ceará a partir de 2009. "O Gasene, portanto, tem que ficar pronto, porque o Nordeste não tem gás para atender a siderúrgica", resume.

Para atender ao cronograma, as obras do Gasene deveráo começar até meados de 2006. 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13