Combustíveis

ANP regulamentará comércio de álcool anidro entre usinas e distribuidoras

Minuta de resolução é colocada em consulta pública pelo prazo de 15 dias. Objetivo é discutir necessidade de contratos de longo prazo para garantir oferta e reduzir volatilidade de preços.

Da redação
14/08/2006 03:00
Visualizações: 84

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai regular os contratos de comercialização de álcool etílico anidro combustível entre usinas e distribuidoras. A minuta de resolução foi publicada hoje na página da ANP na internet (www.anp.gov.br) e ficará em consulta pública pelo prazo de 15 dias.


O objetivo da publicação da minuta é discutir, em audiência pública, a necessidade de companhias distribuidoras estabelecerem contratos de longo prazo com fornecedores de álcool etílico anidro combustível, para garantir a oferta do produto e reduzir a volatilidade dos preços. Para a ANP, a discussão da medida torna-se necessária porque a gasolina C comercializada no país apresenta percentual de álcool etílico anidro combustível, atualmente fixado em 20%, por resolução do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA).

 
A experiência dos últimos anos mostra que a elevação do preço do petróleo elevou também a demanda por substitutos de derivados de petróleo, como é o caso do álcool. O problema agrava-se ainda mais se for incluída na análise a variável preço do açúcar (cotado no mercado internacional).


Como grande parte das usinas encontra-se preparada tecnicamente para a produção de álcool ou açúcar (na medida do que for mais vantajoso em termos de preço), a ANP pretende com a medida reduzir o risco de desabastecimento de álcool combustível ou de variações bruscas de preços.

 
A medida é válida somente para o álcool etílico anidro, usado exclusivamente pelas companhias distribuidoras, que adiciona o produto à gasolina A para a produção da gasolina C, vendida nos postos revendedores. A audiência pública será realizada no dia 1º de setembro , no escritório da ANP no Rio de Janeiro, na Avenida Rio Branco, 65, no Centro do Rio.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20