Oitava Rodada

ANP ofertará 11 áreas a menos

Jornal do Commercio
03/08/2006 03:00
Visualizações: 114

Segundo presidente da ABGP, 11 áreas ficarão fora da 8ª rodada de licitações da ANP e a bacia Pernambuco-Paraíba está entre as excluídas.

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) oficializou ontem, com publicação no Diário Oficial, a retirada de 11 bacias de exploração de petróleo. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP), Márcio Rocha Melo, Pernambuco está fora da oferta, assim como a bacia de Campos e as áreas do Rio Grande do Norte e do Recôncavo baiano.

"Isso é uma desgraça para o Estado. Um absurdo, sem nenhuma justificativa técnica", protestou Melo, que foi o técnico responsável pelo estudo que identificou indícios de petróleo na bacia Pernambuco e Paraíba. Segundo ele, três empresas já o procuraram com interesse em prospectar petróleo em Pernambuco - algo que só pode acontecer com a inclusão da bacia no leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP). "Há interesse em explorar a bacia de Pernambuco. O leilão ia ser um sucesso. Já tinham me procurado", disse.

Ontem, nem o Ministério das Minas e Energias (MME) nem a ANP confirmaram ou negaram a informação. A única certeza é que 11 bacias estão fora, com o número de setores de exploração sendo reduzidos para 14. A indefinição causou apreensão no governo de Pernambuco. "Já pedimos esclarecimentos para o ministro das Minas e Energias, Silas Rondeau. Pernambuco fez todo o dever de casa, produzindo estudos, buscando adiantar questões ambientais e se articulando para garantir a participação no leilão. Não faz sentido ser excluído", afirmou o secretário de Infra-estrutura de Pernambuco, Fernando Dueire.

Segundo o secretário de Petróleo do Rio de Janeiro, Wagner Victer, representante dos Estados no CNPE, a informação da exclusão de Pernambuco e da Bacia de Campos é uma realidade. "Tenho informação lá de dentro da ANP. Ela vazou e todo mundo já sabe. Mas a gente procura o ministro para ele se explicar e não aparece. É uma pessoa boa, equilibrada, mas que a gente não está conseguindo falar. Sabe como é, filho feio não tem pai", afirmou Victer.

Em posição dúbia, o MME divulgou nota dizendo que "também será objeto de licitação as áreas localizadas em bacias de Novas Fronteiras Tecnológicas e do Conhecimento, com o objetivo de atrair investimentos para regiões pouco exploradas ou que exijam novas tecnologias para exploração, o que possibilitará o surgimento de novas bacias produtoras." A bacia Pernambuco e Paraíba se enquadra justamente neste tipo de categoria, como nova fronteira de exploração.

Para Márcio Rocha Melo, ainda é possível brigar para que as bacias sejam reincluídas na oitava rodada de licitação, que ocorrerá em 28 de novembro de 2006. "É possível modificar isso até a publicação do edital da licitação. Se não for assim, só na 9ª rodada de licitação, em novembro de 2007". Segundo ele, mesmo que Pernambuco seja incluído na 8ª rodada e uma empresa demonstre interesse em investir, levaria sete anos até uma possível extração de petróleo. ?Para que atrasar um investimento como esse", questiona.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20