Inauguração

ANP inaugura novas instalações do CPT

Centro de Pesquisas de Análises Tecnológicas (CPT), em Brasília.

ANP
09/06/2015 17:20
Visualizações: 323

A ANP inaugura nesta terça-feira (9/6) as novas instalações do Centro de Pesquisas de Análises Tecnológicas (CPT), em Brasília. Após a reforma, que durou dois anos e meio, o CPT teve uma ampliação de 23% na área laboratorial e modernização nas áreas administrativas.

O aumento da área laboratorial e sua modernização foram necessários devido aos problemas de infraestrutura do prédio e suas instalações, e à necessidade de expansão instrumental ocorrida nos últimos anos para atender a novos ensaios físico-químicos dos programas de monitoramento da Agência: Programas de Monitoramento da Qualidade de Combustíveis (PMQC), de Lubrificantes (PML) e de Biocombustíveis (PMQBio).

Além desses programas, o CPT atende às demandas de fiscalização, registra aditivos e lubrificantes, realiza vistorias técnicas e o cadastramento de laboratórios, dentre inúmeras outras atividades.

O CPT é ainda provedor de ensaios de proficiência (estudos interlaboratoriais utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais) em gasolina, etanol e diesel, marcação de solventes, metanol e em biodiesel.

Também foi levada em conta a ampliação da atuação do CPT como provedor de programas interlaboratoriais e sua consolidação como centro de pesquisa e desenvolvimento (P&D), permitindo ainda a formação de parcerias com órgãos de fomento e outras instituições de pesquisa e desenvolvimento.

Desde 2010, o CPT possui um laboratório de petróleo para determinação da curva PEV (Pontos de Ebulição Verdadeiros - que serve para os cálculos dos preços mínimos do petróleo) também utilizada na aferição de participações governamentais. Além disso, empresas concessionárias podem executar ensaios físico-químicos para determinação da curva PEV no CPT.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13