Combustíveis

ANP faz o primeiro leilão de biodiesel

O volume de 70 milhões de litros de biodiesel será adquirido pela Petrobras e pela Refap. Os produtores deverão ter o "Selo Combustível Social" concedido em função da participação de agricultra familiar na obtenção da matéria-prima.

Redação
23/11/2005 02:00
Visualizações: 57

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza, nesta quarta-feira (23/11), o primeiro leilão para compra de biodiesel. Os produtores de biodiesel que receberam o “Selo Combustível Social” do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) vão oferecer 70 milhões de litros do combustível. A Petrobras vai adquirir 93,3% do total e a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) os 6,7% restantes.
O objetivo do leilão é garantir aos produtores de biodiesel e aos agricultores, especialmente os que praticam agricultura familiar, um mercado para a venda de sua produção. Há previsão de que até dezembro de 2007 sejam adquiridos 800 milhões de litros de biodiesel. A partir de 2008, a adição de 2% de biodiesel ao diesel derivado de petróleo, hoje facultativa, passará a  ser obrigatória.
Para participar do leilão, o produtor de biodiesel terá que ter o “Selo Combustível Social”,  ser autorizado pela  ANP, e estar regularizado junto à Receita Federal. O “Selo Combustível Social” é concedido em função da participação da agricultura familiar na obtenção da matéria prima para a produção. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a participação da agricultura familar mínima é de 10% do total, no Nordeste e Semi-árido é de 50% e no Sudeste e Sul, de 30%.
Também poderão participar do leilão, em caráter especial, sociedades que tiverem ingressado com processo de obtenção do  “Selo Combustível Social”, no MDA, mas essas empresas terão que estar regularizadas à época da primeira entrega de biodiesel.
No leilão, cada produtor poderá fazer uma proposta e três ofertas. O volume total das ofertas será limitado à capacidade de produção anual da empresa. Os produtores terão isenção diferenciada de PIS/COFINS de acordo com a quantidade de matéria-prima que adquirirem dos agricultores familiares. Aproximadamente 150 mil famílias serão beneficiadas pelo Programa Nacional de Uso do Biodiesel no Brasil nos próximos dois anos.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19