Qualidade

ANP entrega equipamento para monitorar biodiesel no RN

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, entregou ontem (8/2), um cromatógrafo à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pela realização do Programa de Monitoramento da Qualidade da agência no estado.

ANP
09/02/2007 02:00
Visualizações: 11

O cromatógrafo torna possível a realização de análises quantitativas, que indicam se está correta a proporção de biodiesel adicionado ao óleo diesel; e qualitativas, que permitem a identificação da origem do biodiesel por meio de marcador químico que, obrigatoriamente, os produtores misturam ao combustível.

Cada produtor possui um marcador específico, que individualiza o produto. A entrada em operação destes equipamentos – distribuídos pelo Brasil de forma a cobrir as necessidades regionais – representa um reforço nos recursos mantidos pela ANP para o controle da qualidade do biodiesel.

Ao todo, sete cromatógrafos estão sendo entregues pela ANP a laboratórios e institutos de pesquisa participantes pedo Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis. O primeiro equipamento foi entregue à Universidade Salvador (Unifacs), no último dia 29/1. Outros passarão a integrar os recursos técnicos do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas (CPT) da ANP, localizado no Distrito Federal, e dos laboratórios de universidades de São Paulo (Unesp), Rio Grande do Sul (UFRGS), Mato Grosso (UFMT) e Piauí (UFPI).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19