Exploração & Produção

ANP divulga o edital da Nona Rodada de Licitações

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou ontem (18/9) no endereço www.brasil-rounds.gov.br, o edital da Nona Rodada de Licitações, prevista para 27 e 28 de novembro, no Rio. São 312 blocos em nove bacias sedimentares, totalizando cerca de 97.000 km². A p

ANP
19/09/2007 03:00
Visualizações: 150
A Nona Rodada mantém o modelo adotado em licitações anteriores, com blocos em setores de elevado potencial, de novas fronteiras e em bacias maduras. As áreas para exploração de petróleo e gás natural em oferta nesta rodada visam ampliar as reservas brasileiras, minimizando a dependência energética externa do gás natural e buscando a manutenção da auto-suficiência na produção de petróleo.

Serão ofertados 152 blocos marítimos de elevado potencial, em 10 setores das bacias de Campos, Espírito Santo e Santos, áreas de interesse para grandes e médios investidores. Além disso, inclui 69 blocos em setores marítimos considerados de nova fronteira. O objetivo, nessas áreas, é possibilitar o surgimento de novas zonas de produção nas bacias de Espírito Santo, Pará-Maranhão e Pernambuco-Paraíba.

Nos setores de novas fronteiras terrestres, serão incluídos 29 blocos, dos quais 10 na Bacia de Parnaíba e 19 na Bacia do Rio do Peixe, com o objetivo de atrair investimentos e aumentar o conhecimento geológico nesta área.

Também serão ofertados 62 blocos classificados como maduros das bacias terrestres do Espírito Santo, Potiguar e Recôncavo. A continuidade da exploração e a produção de petróleo e gás natural nessas regiões pode induzir ao desenvolvimento de uma indústria regional, importante fonte de geração de empregos e renda longe dos grandes centros.

A exclusão do bloco C-M-273 foi aprovada segunda-feira (17/9) pela diretoria colegiada da ANP com o objetivo de preservar a segurança jurídica das licitações, em vista da ação movida pela Petrobras na Justiça reivindicando direitos sobre o bloco.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19