Petróleo

ANP: 11ª rodada pode não ocorrer mais neste ano

Agência Estado
16/08/2011 21:00
Visualizações: 32
A diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, alertou hoje para o risco da 11ª Rodada de Licitações de Áreas Exploratórias do setor de petróleo e gás natural não ocorrer mais em 2011. Segundo ela, o prazo final para a publicação do edital para a realização do leilão ainda este ano se esgota entre o final desta semana e início da próxima.

"São necessários quatro meses entre a publicação do edital e o leilão propriamente dito. Considerando as festas de final de ano, estamos bem em cima do prazo para conseguir fazer o leilão entre o dia 15 e 20 de dezembro", afirmou em entrevista após participar de um seminário em São Paulo.

Segundo ela, as áreas que serão ofertadas no leilão foram submetidas ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) no dia 24 de abril. O CNPE por sua vez aprovou as sugestões sem fazer qualquer restrição. "No momento o leilão aguarda parecer da presidente da República, Dilma Rousseff", comentou. Indagada sobre possíveis motivos que estariam levando o governo a postergar para o próximo ano a realização da rodada, Magda desconversou: "sabemos que a presidente anda muito ocupada".

De acordo com Magda, as áreas que serão oferecias na 11ª rodada primam por serem basicamente nas margens equatoriais. "Há uma enorme concentração de investimentos na região Sul e Sudeste. Queremos desconcentrar esses recursos", afirmou, destacando que a Bacia do Solimões, por exemplo, vai receber investimentos de R$ 4,5 bilhões até 2020 por conta de empresas como a HRT, a própria Petrobras e suas sócias. O total engloba estudos sísmicos, perfuração de poços e desenvolvimento de blocos. A ANP tem estudos para esta área no valor de R$ 73 milhões.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19