Energia

Angra 2 entre as melhores usinas do mundo

A Usina Nuclear Angra 2 apresentou uma performance de destaque em 2009. Segundo a Nucleonics Week, publicação americana especializada em energia nuclear, a unidade ocupou, no ano passado, o 33º lugar em produção entre as 436 usinas em operação no mundo. Já em relação aos indicadores de de

Redação/ Agências
16/04/2010 12:04
Visualizações: 128

 A Usina Nuclear Angra 2 apresentou uma performance de destaque em 2009. Segundo a Nucleonics Week, publicação americana especializada em energia nuclear, a unidade ocupou, no ano passado, o 33º lugar em produção entre as 436 usinas em operação no mundo. Já em relação aos indicadores de desempenho da Wano (World Association of Nuclear Operators), Angra 2, numa comparação com as 50 melhores usinas americanas, ocupou a 21ª posição.

 

 

 A usina brasileira fechou o ano de 2009 gerando 10.153.593,49 MWh. A energia gerada seria suficiente para abastecer Brasília e Belo Horizonte por aproximadamente um ano. O resultado coloca Angra 2 entre as melhores do mundo em produção bruta de energia elétrica, segundo o ranking da Nucleonics Week, publicado no ínicio do mês. O resultado poderia ter sido ainda melhor se a Usina tivesse utilizado toda a sua capacidade de produção durante o ano. Embora seu fator de disponibilidade tenha sido de 92,24% (tempo em que a Usina esteve disponível para gerar 100% de sua capacidade), o Operador Nacional do Sistema - ONS não solicitou a geração de todo o seu potencial. Caso todo este potencial tivesse sido utilizado, a geração de Angra 2 teria sido 10.908.302 MWh e então ocuparia o 14º lugar em produção entre todas as usinas em operação em todo mundo.

 

No ano passado, Angra 2 também se destacou em relação aos indicadores  da Wano - que refletem o grau de confiabilidade e de segurança das usinas nucleares em todo o mundo -, obtendo resultados iguais ou superiores à média em 11 dos 13 parâmetros propostos pela associação.

 

Para uma visão geral do desempenho, a Wano desenvolveu um indexador que combina vários indicadores, entre eles: fator de disponibilidade; indicador químico; desligamento automático; exposição coletiva à radiação e número de acidentes industriais. Angra 2 obteve um índice de 99,05 pontos. Esta pontuação é maior que a média das pontuações obtidas pelas 104 usinas americanas (87,4 pontos) e maior também que a média das 15 usinas com projeto alemão (92,5 pontos). Usando esse indicador, a Usina está colocada em 21º lugar comparada com as americanas e, em 1º lugar, com as alemãs.

 

 

"O desempenho de Angra 2 tem sido excelente frente às melhores usinas do mundo. Os resultados representam uma garantia da segurança operacional e da disponibilidade no fornecimento de energia elétrica limpa. Isso pode ser atribuído, principalmente, ao comprometimento e trabalho em equipe dos funcionários; ao planejamento e execução dos trabalhos com alto grau de profissionalismo e responsabilidade; aos investimentos feitos em equipamentos e treinamento de pessoal e à experiência operacional adquirida", comemora Antonio Carlos Mazzaro, superintendente de Angra 2.  
 
 
 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20