Energia Nuclear

Angra 1 volta a gerar energia elétrica após desligamento no último domingo

A Usina Angra 1 foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) hoje (13). A Unidade havia sido desligada ontem (12) em função de um princípio de incêndio no Edifício da Turbina - parte convencional da Usina, sem qualquer contato com radioatividade.

Redação
13/09/2010 16:44
Visualizações: 156

A Usina Angra 1 foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional  (SIN) hoje (13). A Unidade havia sido desligada ontem (12) em função de um princípio de incêndio no Edifício da Turbina - parte convencional da Usina, sem qualquer contato com radioatividade.

 

O problema foi identificado aos 31 min deste domingo e chegou a ser declarado Evento Não Usual (ENU), de acordo com o Plano de Emergência Local. 

 

O princípio de incêndio foi rapidamente debelado e verificou-se que ocorreu em uma manta de isolamento térmico usada em trabalhos de manutenção e próxima à parede da tubulação de um dos reaquecedores e separadores de umidade do vapor que aciona as turbinas principais da Usina.

 

Devido à proximidade com o gerador elétrico principal, que é pressurizado com hidrogênio, decidiu-se iniciar a desconexão da Usina, seguindo os procedimentos normais de operação. O ENU foi encerrado aos 47min de domingo.

 

Após a confirmação de que todas as condições de operação segura estavam garantidas, as manobras de retorno ao SIN foram iniciadas ontem mesmo. A Usina Angra 1 já funciona normalmente, estando, no momento, em processo de elevação de potência.
 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20