Etanol

Anfavea reafirma importância do etanol durante evento em São Paulo

Redação/Datagro
09/11/2018 11:45
Anfavea reafirma importância do etanol durante evento em São Paulo Imagem: Antônio Megale, Anfavea Visualizações: 117

Diante do movimento em torno do carro elétrico, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antônio Megale (foto), disse no Salão Internacional do Automóvel, que começa nesta quinta-feira (08), em São Paulo (SP), que o Brasil precisa valorizar o etanol como alternativa eficiente do ponto de vista energético e ambiental aos combustíveis fósseis. "Não podemos nos esquecer do etanol, que é um patrimônio do Brasil", afirmou.

Para presidente da Anfavea, Brasil tem o maior programa de energia renovável do mundoPara presidente da Anfavea, Brasil tem o maior programa de energia renovável do mundo

Segundo o dirigente, na jornada da eletrificação automotiva, cada país tem sua vocação e o etanol não pode ser esquecido. "O Brasil tem o maior programa de energia renovável baseado no etanol do mundo, com produção e pontos de distribuição, a maior frota flex, que é uma conquista nossa", ressaltou, acrescentando que "isso nos dá uma situação diferenciada na comparação com outros países".

O etanol, acentuou Megale, é, considerando o ciclo de vida do produto, desde o plantio da cana-de-açúcar até o abastecimento do carro na bomba, um combustível neutro em emissões de gases.

Na avaliação de Megale, a eletrificação automotiva avançará por meio de várias rotas tecnológicas, começando pelos veículos híbridos [combustíveis e elétrico]. Neste sentido, de acordo com o dirigente, automóveis equipados com célula combustível capazes de usar etanol são uma importante opção.

Ademais, segundo Megale, o elétrico puro enfrenta, ainda, diversos desafios relacionados às baterias, pontos de distribuição, entre outros. "Além disso, o veículo elétrico só está sendo viabilizado até o momento em países onde conta com pesados subsídios."

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13