acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Caderno de Sustentabilidade

Ambientalmente correta

08/02/2010 | 13h29
Ambientalmente correta
Ambientalmente correta Ambientalmente correta

A Management & Excellence (M&E), consultoria líder em estudos e ratings de sustentabilidade, aponta a BP como a mais sustentável em desempenho ambiental, entre as dez maiores empresas de gás e petróleo do mundo. A Petrobras ficou em segundo lugar no ranking, mas posicionou-se à frente das demais em produção de etanol e empatou com a Chevron em primeiro lugar no quesito Proteção Ambiental.
O estudo da M&E analisa o desempenho das dez maiores empresas de petróleo e gás do mundo, através de 198 itens ambientais, em sete áreas que vão de economia de energia e redução de desperdício a fontes alternativas de energia e segurança.
O item Proteção Ambiental, no qual a Petrobras se destaca, vem ganhando cada vez mais força nas pesquisas, graças às pressões realizadas há décadas por grupos ambientalistas, reguladores e do setor público. A Petrobras investiu US$ 1,9 bilhão em 2008 em ‘modernização ambiental’. Apenas na cooperação de longo prazo com universidades, no quesito que analisa pesquisa, desenvolvimento e inovação em relação a fontes alternativas e economia de energia, a empresa brasileira gastou US$ 235 milhões.
A BP aparece em primeiro lugar no quesito Fontes de energia alternativas e Transparência ambiental e em segundo no que diz respeito à Segurança, passando por um processo de recuperação de imagem depois de uma explosão em sua refinaria na cidade de Texas (EUA), em 2005.
A BP certificou todas as suas instalações de acordo com a ISO 14001, com exceção de duas, e vem obtendo sucesso ao reduzir as emissões de CO2 a cada ano. Desde 2004, reduziu as emissões de 76,8 milhões de toneladas para 75 milhões em 2009, assim como da comercialização de combustíveis refinados de 3.872 barris/dia em 2006 para 3.711 em 2008.


Negócios sustentáveis – Fundada em 2000, em Madri, na Espanha, por William Cox e pelo Instituto de Empresas (uma das dez maiores escolas de negócios da Europa), a Management & Excellence (M&E) é referência na América Latina na avaliação dos níveis de sustentabilidade das empresas, através da elaboração de ratings de sustentabilidade, estudos setoriais e consultoria.
Especializada no setor financeiro e de óleo e gás, atua desde 2007 em São Paulo. É responsável pelos dois rankings anuais de sustentabilidade de bancos – grandes e médios – da América Latina, em parceria com a revista Latin Finance, e pelo “Estudo anual de transparência e sustentabilidade nas empresas do Ibovespa” – em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) e a revista Razão Contábil.
A sustentabilidade, que norteia as avaliações, rankings e ratings da M&E, tem como base a ética, transparência, responsabilidade socioambiental e governança corporativa. Em quase dez anos de atuação, já auditou e avaliou cerca de cem empresas, incluindo as maiores instituições da América Latina.

 

 

Leia matéria no formato PDF.



Fonte: TN Petróleo 69
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar