acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Premiação

Alunos do CTC/PUC-Rio são premiados no Encontro Científico da EPPGEP

10/03/2017 | 17h31

Gabriel Alcântara Bomfim e Tiago Mendes Dantas, alunos de Mestrado e Doutorado, respectivamente, do Departamento de Engenharia de Industrial (DEI) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) acabam de ser premiados no EPPGEP - Encontro Científico da ANPEPRO - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia de Produção, realizado em Curitiba, de 15 a 17 de fevereiro de 2017. Orientados pelo Prof. Fernando Cyrino, que também atua como Coordenador Adjunto de Pós-graduação do DEI/PUC-Rio, Gabriel Bomfim recebeu o prêmio de Melhor Artigo de Mestrado Acadêmico com o tema “Previsão do início da produção de poços de petróleo utilizando inferência fuzzy”. Já na área de Análise Estatística, Tiago Dantas recebeu a Menção Honrosa pelo artigo em inglês de parte de sua pesquisa de Doutorado: “Improving time series forecasting: an approach combining Bootstrap aggregation, clusters and exponential smoothing”.

Na foto o professor Fernando Cyrino ao centro, os alunos Gabriel, à esquerda, e Tiago, à direita. 

A motivação para o estudo de Gabriel Bomfim deve-se ao fato de que a previsão de produção é uma das etapas mais críticas do planejamento de curto prazo das empresas de exploração e produção de petróleo. Com isso, Bomfim desenvolveu, com sucesso, um sistema de inferência fuzzy, integrado ao modelo de simulação, para prever com maior precisão a data de entrada em produção de poços de petróleo.

Tiago Dantas se aprofundou nos estudos de Statistical Learning e mostrou que a combinação da técnica de Bagging (Bootstrap Aggregating) com os métodos de Amortecimento Exponencial produzem previsões mais precisas quando comparadas aos métodos tradicionais. A proposta do trabalho é uma nova abordagem que combina as técnicas citadas e também utiliza métodos de clusterização. Dantas conseguiu confirmar que o método proposto por ele tem um desempenho superior ao publicado em 2016, na principal revista da área (International Journal of Forecasting), e que, até então, havia conquistado os melhores resultados.

A ANPEPRO foi criada em 2013 e reúne os coordenadores dos programas de pós-graduação das principais universidades brasileiras, incluindo COPPE-UFRJ, POLI-USP, PUC-RIO, UFMG, UFPB, UFPE, UFRGS, UFSC e UFSCar. No evento, um rigoroso comitê, formado por professores bolsistas de produtividade do CNPq, reconhece e premia os melhores trabalhos inscritos no EPPGEP.



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar