acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
GNV

Alunos do Centro Automotivo do Senai conhecem tecnologia do GNV com a Gasmig

06/07/2016 | 13h09

O Gás Natural Veicular (GNV) na matriz energética automotiva e a evolução tecnológica dos equipamentos de conversão, foi o tema da palestra ministrada na última quinta-feira, dia 23 de junho, para 30 alunos do Curso Técnico em Mecânica Automotiva do Senai – unidade Horto, em Belo Horizonte, pelo coordenador de GNV da GASMIG, Welder Souza. Na ocasião, os estudantes puderam conhecer desde a composição do energético até o funcionamento do kit de conversão de 5ª geração (injeção eletrônica de gás), o que há de mais moderno na atualidade, e que desfaz todos os antigos mitos acerca dessa alternativa energética mais sustentável, segura e econômica.

O estabelecimento de parcerias de cunho técnico e científico está previsto no programa de revitalização do GNV em Minas. Esse planejamento levou em consideração uma pesquisa acerca das melhores práticas de mercado, realizada junto à Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS) e a outras distribuidoras de gás natural do país. “Além disso, vários empregados contribuíram com sugestões, que estão sendo implementadas de acordo com a disponibilidade de recursos, como por exemplo, a celebração de convênios para melhorar o nível técnico das conversões, que estamos tentando viabilizar para 2017. Essa sugestão foi do supervisor técnico de gás, Luiz Fernando Marotta, que, além do notório conhecimento sobre gás natural, é um apaixonado por motores potentes e carros clássicos”, explica Welder.

O Gerente de Comercialização Industrial, Veicular e Cogeração (IC), Hilton Correa Vale, afirma que ações como essa reforçam o compromisso da GASMIG no desenvolvimento de iniciativas que contribuem para o fortalecimento de toda a cadeia do GNV, em busca do crescimento desse segmento de maneira sustentável.

Welder conta que existem profissionais de mecânica que ainda têm preconceito acerca do uso do GNV como combustível alternativo, simplesmente por falta de conhecimento. “Quando trabalhamos de forma consistente e colaborativa, junto aos novos profissionais que estão sendo formados, estamos contribuindo para que os mitos sejam quebrados e que a informação para os consumidores finais flua de uma forma clara e com viés mais técnico.”

Dentro da proposta de escopo para essa parceria técnico-específica, a GASMIG pretende realizar duas palestras técnicas por semestre. Possivelmente, as apresentações serão divididas em dois módulos de duas horas cada. No primeiro, uma conversa mais abrangente sobre o GNV, abarcando a evolução dos equipamentos utilizados nas conversões e novidades do setor no nível mundial. O segundo módulo, de acordo com o planejamento, será mais técnico e trará profissionais das empresas fabricantes de kits e cilindros GNV para apresentar, de forma prática, em um dos veículos da Companhia, a regulagem e o funcionamento dos Kits de 5ª Geração (Injeção Eletrônica de Gás Natural) e a instalação de cilindros.



Fonte: Assessoria Gasmig/Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar