Europa e América Latina

Alstom fecha dois grandes contratos no setor hidrelétrico

O Grupo Alstom conquistou dois novos contratos hidrelétricos em Portugal e Panamá, reafirmando sua posição no setor de hidrogeração. Com mais de um século de experiência, a empresa responde hoje por cerca de 25% da energia hidrelétrica global, a partir de uma base instalada de mais de 400 G

Andreoli, Manning, S
24/09/2008 13:32
Visualizações: 224

O Grupo Alstom conquistou dois novos contratos hidrelétricos em Portugal e Panamá, reafirmando sua posição no setor de hidrogeração. Com mais de um século de experiência, a empresa responde hoje por cerca de 25% da energia hidrelétrica global, a partir de uma base instalada de mais de 400 GW em turbinas e geradores em operação no mundo inteiro.

No Panamá, a Alstom Hydro ganhou um contrato com a Suez Energy Central America (SECA) no valor de mais de 60 milhões de euros, para fornecer equipamentos eletromecânicos para três novas estações hidrelétricas no Rio Chiriqui, na província de Chiriqui. Assinado em agosto, o contrato prevê o fornecimento de turbinas, geradores e equipamentos hidromecânicos e de levantamento, para as estações de Gualaca (duas unidades geradoras de 13 MW cada), Lorena (duas unidades geradoras de 17,4 MW cada) e Prudencia (duas unidades geradoras de geradoras de 28,7 MW cada), com entrega prevista entre agosto de 2009 e fevereiro 2011.

O equipamento será fabricado nas instalações da Alstom Hydro em Taubaté, interior de São Paulo, um dos principais centros industriais da empresa. Essa mesma fábrica já forneceu equipamento para as estações hidrelétricas de Itaipu (12.000 + 1.400 MW), Tucuruí (4.200 + 4.200 MW) e Porto Primavera (1.814 MW).
A Alstom está presente no setor hidrelétrico do Panamá desde os anos 70, quando a estação de La Estrella entrou em operação. Outras principais referências são Esti (2 x 60MW), Bayano (3 x 87MW), Edwin Fabrega Fortuna (3 x 100MW), e Changuinola (2 x 103MW, em construção).

“Um projeto dessa magnitude fortalece a base energética da América Latina. Para nós da Alstom é uma honra podermos fornecer os equipamentos que vão colaborar para essa nova fase do Panamá”, afirma Thibault Desteract, vice-presidente da Alstom para a América Latina.

Já em Portugal, a Alstom Hydro, em consórcio com seus parceiros EFACEC Engenharia S.A. e SMM, fechou um contrato de € 94 milhões com a EDP – Gestão da Produção de Energia SA, para ampliar a estação hidrelétrica de Alqueva em Villa de Beja, no Alentejo. A previsão da conclusão do projeto Alqueva II é para 2012, alinhado com o plano do governo português de aumentar a participação do país em energias renováveis.

Com o novo contrato, a Alstom deve fornecer, entregar e instalar duas unidades geradoras reversíveis de 130 MW cada, e outros equipamentos mecânicos, aumentando a potência total para 520 MW. A EFACEC Engenharia S.A. e a SMM serão responsáveis pelo balance of plant (BOP) e pela construção, respectivamente.  A estação de armazenamento bombeado de Alqueva, em operação desde 2004, hoje utiliza duas unidades geradoras reversíveis de 130 MW cada, também fornecidas pela Alstom.

“É uma grande satisfação ser selecionada a segunda vez pela EDP como fornecedor de equipamentos para a Alqueva, uma estação que conta com o apoio do plano de investimento em energia hidrelétrica de Portugal. Isso mostra a capacidade da Alstom de oferece soluções eficientes, confiáveis e acessíveis para estações de armazenamento bombeado”, afirma Philippe Cochet, vice-presidente sênior da Alstom Hydro. 

A Alstom Hydro, um joint venture entre a Alstom e a Bouygues, é o maior fornecedor mundial de equipamentos e serviços para a energia hidrelétrica, e oferece a maior linha de produtos e soluções para todos os planos energéticos, grandes e pequenos, de fluxo de água fluvial até armazenamento bombeado, para instalações novas, reformadas e atualizadas ou serviços. O joint venture conta com 5.500 funcionários em 19 Países.

A Alstom atua em 70 países com produtos e serviços de infra-estrutura de geração de energia e transporte metro-ferroviário, e fabrica os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo. Também fornece usinas integradas turnkey, e serviços associados para diferentes fontes de energia, entre as quais a hidroeletricidade, gás, eólica e carvão.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19