Energia

Alstom entra no mercado eólico brasileiro com a instalação de fábrica de turbinas na Bahia

A Alstom assinou na última sexta (18), um protocolo de intenções com o Governo do Estado da Bahia para instalar sua primeira unidade industrial de turbinas eólicas no País. A cerimônia, realizada às 17 horas no Convento do Carmo, em Salvador, teve a participação de Jaques Wagner, governador

Redação
21/12/2009 12:01
Visualizações: 103
A Alstom assinou na última sexta (18), um protocolo de intenções com o Governo do Estado da Bahia para instalar sua primeira unidade industrial de turbinas eólicas no País. A cerimônia, realizada às 17 horas no Convento do Carmo, em Salvador, teve a participação de Jaques Wagner, governador da Bahia, James Correia, secretário nacional de Indústria, Comércio e Mineração, Philippe Delleur, presidente da Alstom Brasil, e Marcos Costa, vice-presidente do setor Power da Alstom Brasil.

 
A nova fábrica, instalada na Bahia, vai se dedicar à montagem de turbinas eólicas com capacidade instalada de 300 megawatts por ano. O investimento estimado é de R$ 50 milhões (aproximadamente 20 milhões de euros). De acordo com os termos e condições do protocolo, a fábrica deve entrar em operação no início de 2011.

 
“Com a instalação de sua primeira fábrica de turbinas eólicas no País, a Alstom consolida sua estratégia na região e o objetivo de se tornar uma peça fundamental no mercado eólico brasileiro. O setor de energia no Brasil tem um grande potencial para a produção com fontes alternativas. A Alstom tem a tecnologia e os conhecimentos necessários para contribuir para o desenvolvimento do setor de energia eólica", afirma Philippe Cochet, presidente da Alstom Hydro.

 
“A Alstom, com seu portfolio global para energias renováveis, confirma sua liderança no mercado brasileiro também neste setor. Esta fábrica, a primeira da Alstom neste segmento no País, concretiza a entrada da empresa no cenário eólico nacional”, complementa Marcos Costa, vice- presidente do setor Power da Alstom Brasil e América Latina.


 
“O simbolismo da instalação da primeira fábrica para energia eólica da Alstom na Bahia é muito grande. Além de ser um ícone internacional nas áreas de transporte e de energia, representa nossa inserção na indústria das energias renováveis. Teremos a oportunidade de captar investimentos e transferência de tecnologia no segmento eólico, além de adicionar novas receitas fiscais e mais empregos para a Bahia”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia.

 
A Alstom acredita no vento como uma fonte viável de energia limpa e para auxiliar a reduzir as emissões de CO2 e outros poluentes que prejudicam o ambiente. A empresa atua em energia eólica em diversos países.

 
LEILÃO DE ENERGIA EÓLICA

 
O anúncio da primeira fábrica de eólicas da Alstom no Brasil coincide com o resultado do primeiro leilão de energia eólica, realizado no último dia 14, que vai gerar 1.8 GW, sendo que a Bahia conta com 18 dos 71 projetos aprovados, o que representa 390 MW.

 
Entre os municípios baianos com potencial para produzir energia eólica, destacam-se Tucano, Juazeiro, Campo Formoso, Jacobina, Igaporã, Caetité, Brotas de Macaúbas, Sobradinho, Morro do Chapéu, Ourolândia, Cafarnaum, Vitória da Conquista, Mucugê, Ibicoara, Conde, Casa Nova, Pindaí, Guanambi e Riacho de Santana.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13