ANP

Álcool puxou expansão do consumo de combustíveis no 1º semestre

Agência Estado
14/08/2008 07:28
Visualizações: 147

O mercado de combustíveis no País no primeiro semestre de 2008 mostrou "um crescimento de consumo agregado robusto", avaliou o superintendente de abastecimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Edson Silva. Segundo a ANP, as vendas de combustíveis no Brasil cresceram 9,7% no primeiro semestre ante igual período do ano passado e atingiram 51,03 bilhões de litros. Para Silva, um dos principais destaques do semestre é o aumento de 53% no consumo de álcool hidratado, que ele atribui sobretudo à queda nos preços e ao aumento nas vendas de veículos flex.

 

Outro destaque citado por ele foi o aumento de 9,8% no consumo de diesel. De acordo com o superintendente, parte desse aumento no diesel reflete a demanda das térmicas para geração de energia elétrica, mas a expansão está relacionada, especialmente, ao "dinamismo da economia".

 

Silva sublinhou também, como exemplos da robustez do mercado, o aumento no consumo de combustíveis renováveis (álcool e biodiesel). Para ele, um dos principais destaques do semestre foi o fato de que, em fevereiro, pela primeira vez, o consumo de álcool ultrapassou o de gasolina. No acumulado do primeiro semestre, os dados mostram equilíbrio no consumo do álcool (9,037 bilhões de litros) e da gasolina (9,038 bilhões de litros).

 

A ANP realizou nesta quarta-feira (13) um seminário para avaliação do mercado de combustíveis no País no primeiro semestre, seguido de entrevista coletiva de Edson Silva.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13