Combustíveis

Álcool eleva previsão de inflação

Jornal do Brasil
24/01/2006 02:00
Visualizações: 155

Combustível volta a subir no varejo, apesar de acordo

A pressão nos preços dos combustíveis provocada pela alta do álcool levou o mercado financeiro a rever para cima a expectativa de inflação para 2006.

Após vários indicadores terem apontado aceleração nos preços, a previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA, referência para a inflação oficial) avançou de 4,58% para 4,61%, segundo o boletim semanal Focus, do Banco Central.

Na última semana, o álcool voltou a subir no varejo. O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, admitiu ontem, após participar da reunião da Câmara Setorial da Açúcar e do Álcool, que os benefícios do acordo entre governo e usineiros estão demorando para chegar ao consumidor. Momentos depois, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) divulgou relatório confirmando que o preço médio do combustível no país subiu de R$ 1,724 para R$ 1,735 entre os dias 15 e 21, uma alta de 0,63% - no ano, já supera 8%.

Na avaliação de integrantes do governo, um dos motivos para a alta é o impacto das recentes normas anunciadas pela ANP e pelo governo de São Paulo, que tiraram postos de combustíveis da informalidade. Essa é também a justificativa apresentada pelo diretor de Tributação do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), Dietmar Schupp.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19