Tecnologia

Aker Solutions traz segundo simulador de sondas de perfuração para o Brasil

A empresa pretende começar a construção do segundo simulador de perfuração, com tecnologia avançada 3D em tempo real e formato domo de 240° de visão, ainda em dezembro. A intenção é iniciar as operações em março de 2012. O investimento previsto nessa obra é da ordem de R$ 5 milhões.

Redação
21/11/2011 18:44
Visualizações: 464
A Aker Solutions do Brasil anuncia mais investimentos para o Centro de Treinamento de Rio das Ostras, no norte fluminense, com a construção de um segundo simulador e turmas agendadas para 2012.

Inaugurado em novembro de 2010, o Centro de Treinamento da divisão Drilling Lifecycle Services da companhia possui um dos equipamentos mais modernos do país neste ramo, o simulador de perfuração FI Xfactor DES, que possui tecnologia avançada 3D em tempo real e formato domo de 240° de visão. Nele, o operador é “transferido” para uma plataforma de perfuração tridimensional, vendo tudo ao seu redor tal qual é na realidade, fazendo com que ele possa interagir com o ambiente de uma maneira quase 100% real.

Com esta tecnologia o usuário tem capacidade de operar de maneira segura em ambiente offshore. O equipamento foi desenvolvido na unidade da Aker Solutions na Noruega.

“A tecnologia que trouxemos junto ao simulador fortaleceu a presença da empresa no mercado nacional de petróleo e gás. Essa conquista reforçou nosso compromisso com a qualificação e desenvolvimento técnicos”, afirma o gerente regional da divisão Drilling Lifecycle Services, Per Atle Gustafson.

Outra meta é a inauguração do segundo simulador de perfuração, com a mesma tecnologia do primeiro. Segundo as estimativas, as obras devem começar ainda em dezembro, iniciando as operações em março de 2012. O investimento previsto nessa obra é da ordem de R$ 5 milhões. “Com isso, a capacidade de turmas será dobrada, permitindo atender a um número maior de clientes”, informa o gerente de Treinamento, Morten F. Normann.

Atualmente, o Centro de Treinamento é formado por uma equipe de instrutores brasileiros qualificados e bilíngües. Todos eles participaram de treinamentos específicos na matriz na Noruega. A equipe conta com o suporte do mentor Terje Heimly, instrutor norueguês transferido para o Brasil com o objetivo de trazer a expertise e a experiência da matriz para o melhor desenvolvimento das atividades no país.

As aulas ministradas no Centro de Treinamento se dividem entre a sala de aula e o simulador. São ao todo três salas com equipamentos multimídia (team boards). A duração de cada curso varia de acordo com a solicitação do cliente.

Na lista de cursos ministrados estão Introdução a Equipamentos de Perfuração da Aker Solutions, Interface Homem Máquina (HMI), Sistema Hidráulico, Sistema de Instrumentação e Controle e Sistema de Compensadores. Já no simulador, os cursos são diferenciados: Simulador de Perfuração para operadores e Simulador de Investigação de falhas para os sistemas Hidráulico e de Instrumentação e Controle.

Alguns clientes retornaram com turmas pela 4ª vez e há expectativa de mais turmas fechadas. Neste primeiro ano de atividades, foram formados 118 alunos, sendo 49 da Odebrecht, 64 da Petroserv e cinco da Brasdrill.

“Temos recebido um ótimo feedback dos clientes. Mesmo com esse bom retorno, não iremos parar por aqui, devemos sempre tentar ser melhor, desenvolver a nossa capacidade para que os clientes continuem satisfeitos no futuro”, pondera o instrutor Terje Heimly, que trabalha no Centro de Treinamento da matriz na Noruega há cinco anos.

“Estamos desenvolvendo propostas de novos cursos para o ano que vem, enviadas por empresas como a Seadrill, Sevan Marine e Ensco”, revela o instrutor Flávio Ramos. De acordo com ele, a empresa ficou mais competitiva. “Esta é uma porta para mais negócios em todos os sentidos, não apenas na área de treinamento. Quando passamos informações sobre os equipamentos que temos, os clientes compreendem melhor o nosso business e conseguimos trabalhar melhor a informação”, conclui.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20