FPSO

Aker Solutions entrega SRU da P-62 para a Petrobras

O Sistema de Remoção de Sulfato (SRU) é responsável pelo tratamento da água do mar, reduzindo a concentração de sulfato antes da sua injeção nos reservatórios de petróleo. Desta forma, os sistemas evitam a perda de injetividade e produtividade dos poços causada pelo contato do sulfato da

Redação
13/02/2012 12:12
Aker Solutions entrega SRU da P-62 para a Petrobras Visualizações: 810
Os Sistemas de Remoção de Sulfato (SRU, do inglês: Sulphate Removal Unit) da P-62 pesa aproximadamente 190 toneladas e foram fabricados pela divisão Process Systems da Aker Solutions do Brasil, no porto do Rio de Janeiro. A tecnologia é responsável pelo tratamento da água do mar, reduzindo a concentração de sulfato antes da sua injeção nos reservatórios de petróleo. Desta forma, os sistemas evitam a perda de injetividade e produtividade dos poços causada pelo contato do sulfato da água marinha com substâncias presentes na água de formação dos reservatórios.

O sucesso da entrega do SRU da P-62 aponta para o avanço da Aker Solutions no desenvolvimento de unidades de remoção de sulfato. O período de fabricação foi significativamente mais curto que o do skid da plataforma P-58, entregue em outubro de 2011 também para a Petrobras. Além disso, o projeto teve um índice de carry over muito baixo, ou seja, poucas pendências foram executadas após a entrega.

“O êxito deste projeto foi garantido pela grande sintonia entre o time de engenharia, procurement, qualidade e supervisão de obra”, conta o vice-presidente sênior da divisão Process Systems no país, André Andriolo. A chegada de um novo gerente de fabricação também proporcionou fôlego extra ao projeto, contribuindo para o ótimo resultado conquistado.

Destaca-se a ausência de incidentes com afastamento durante a obra, que contou com uma equipe de mais de 200 pessoas terceirizadas e com a Certificação de Conteúdo Local. “O comprometimento com a segurança é nosso principal valor, e a meta de zero incidente foi cumprida com louvor durante todo o projeto”, comemora Andriolo.

“Esta importante conquista reflete nossos esforços e avanços. Com conteúdo local e nossa presença de engenharia no Brasil, estamos muito bem posicionados para os projetos futuros”, disse o presidente da Aker Solutions do Brasil, Luis Araujo.

A P-62 deverá produzir cerca de 180.000 barris de petróleo por dia, e irá operar no módulo 4 do campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos. A extração do primeiro óleo está prevista para 2014.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19