Setor Naval

Aker Promar poderá assumir antigo Ishikawajima

Unidade hoje arrendada à Sermetal é uma das três opções para construção de estaleiro no estado do Rio. Conselho do grupo decide localização do empreendimento em reunião no próximo dia 15.


01/06/2004 03:00
Visualizações: 14
A norueguesa Aker, controladora do estaleiro Promar de Niterói, poderá assumir o controle do antigo estaleiro Ishikawajima, que hoje está parcialmente arrendado à Sermetal. Isso ocorrerá caso a empresa opte pela unidade, localizada no Caju, para instalar a unidade de construção naval que pretende construir no estado do Rio de Janeiro nos próximos anos. O conselho da Aker Promar se reunirá no próximo dia 15, no Rio, para decidir onde ficará a nova unidade. As opções são, além do antigo Ishikawajima, uma área no Porto de Sepetiba, em Itaguaí, e outra na Ilha do Fundão, todas oferecidas pelo governo do Rio.
Membro do conselho, Ariovaldo Rocha - ex-presidente do estaleiro Promar - afirma que, entre as opções, a que mais agrada é o terreno de Itaguaí, em função da localização estratégica em relação à Bacia de Campos. A nova unidade dividirá os investimentos do grupo com outros dois novos estaleiros previstos para serem construídos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No estado do Rio, a intenção é concentrar os investimentos em embarcações de pequeno e médio portes, como navios de apoio. Para a região sul do país, o objetivo é direcionar as encomendas de plataformas e navios petroleiros.
O otimismo do grupo Aker em relação ao setor naval brasileiro é muito grande. Disposto a desconcentrar os investimentos do Mar do Norte para novas fronteiras petrolíferas como o Brasil, o grupo norueguês identifica nas encomendas da Petrobras a oportunidade para colocar em prática tal estratégia, que foi motivada pelo esperado declínio da produção petrolífera do Mar do Norte. Entre outras encomendas, a pauta do grupo inclui a esperada licitação de 22 embarcações da Transpetro, prevista para este mês.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13