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Indústria naval

Aker Promar lança ao mar PSV UT 755L "Asso Ventisete"

25/07/2006 | 00h00
O Estaleiro Aker Promar lançou ontem ao mar do PSV UT 755L, batizado de  "Asso Ventisete", em Niterói(RJ). A embarcação foi encomenda pelo Asso Navegação Marítima e deverá ser utilizada no apoio a plataformas de petróleo. A empresa está em negociações com a Petrobras para que o navio de apoio opere na Bacia de Campos. O PSV (Platform Suplly Vessel) representou um investimento de US$ 20 milhões.
 
De acordo com o diretor-gerente da Asso Navegação Marítima, que é controlada pelo grupo italiano Augusta Offshore, Antônio Artur de Lima, a empresa deverá investir US$ 170 milhões no país nos próximos quatro anos.
 
"Nossa expansão será feita de acordo com o comportamento do mercado. Acredito que ele avancará muito de agora em diante", avaliou Artur de Lima. A Asso Navegação Marítima já opera no Brasil com três embarcações de apoio offshore do tipo AHTS e um PSV.
 
A Asso Ventisete possui 71,9 metros de comprimento, 612 metros quadrados de área livre de convés, 2x2480 MW de potência motor principal a 900 rpm. Durante o seu processo de construção, o barco empregou cerca de 400 pessoas.
 
Promar
 
Durante o lançamento do "Asso Ventisete", o presidente do EStaleiro Aker Promar, Waldomiro Filho, ressaltou que a empresa poderá transferir todas as suas operações para o Complexo que será construído em Barra do Furado, na divisa dos município Quissamã e Campos. Segundo ele, o novo estaleiro terá dimensões maiores do que o atual, situado na Ilha da Conceição, em Niterói, e que está arrendado até 2012.
 
"Pretendemos aumentar a nossa capacidade de oferta e vamos avaliar se ao final do contrato de arrendamento contimuaremos aqui ou passaremos a operar em Barra do Furado", disse o presidente da Aker, lembrando que o Complexo deverá ficar pronto em 2008.
 
Waldomiro destacou ainda que o estaleiro possui atualmente US$ 500 milhões em carteira, com oito embarcações que serão construídas. Ontem, a Aker anunciou a assinatura de um contrato de US$ 115 milhões com o armador morueguês Dof.com, para a construção de um navio do modelo OSCV, de 138 metros de comprimentos e 38 metros de boca. A embarcação deverá ser utilizada no apoio a plataformas na Bacia de Campos.


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