Gás Natural

Aker leva manifold que será instalado no campo de Jubarte

A Aker Solutions, multinacional norueguesa do ramo de petróleo e gás, irá transportar entre os dias 24 e 29 de janeiro, o maior equipamento utilizado para escoamento da produção de gás natural já fabricado no Brasil. O Pipeline End Manifold (PLEM) será instalado na Bacia do Espirito Santo no

Redação
21/01/2011 12:35
Aker leva manifold que será instalado no campo de Jubarte Visualizações: 1568 (0) (0) (0) (0)
A Aker Solutions, multinacional norueguesa do ramo de petróleo e gás, irá transportar entre os dias 24 e 29 de janeiro, o maior equipamento utilizado para escoamento da produção de gás natural já fabricado no Brasil.
 

O Pipeline End Manifold (Plem), é uma estrutura de grande porte, que serve para interligar diversos campos produtores de gás natural, localizados no fundo do mar. O equipamento é composto de uma estrutura principal (com módulos de produção acoplados) que pesa 293 toneladas, com 7,5 metros de largura, 21,3 metros de comprimento e 4,5 metros de altura. 
 

O projeto do Plem começou a ser desenvolvido em dezembro de 2008 e foi totalmente fabricado, montado e testado na unidade da Aker Solutions, em Curitiba, representando um marco de desenvolvimento tecnológico para a empresa.
 

O PLEM será instalado na Bacia do Espirito Santo no campo de Jubarte, a uma profundidade de 1193 metros, e distante 85 km do litoral Sul do estado. O escoamento da produção do gás retirado do fundo do mar será feito por meio de gasodutos submarinos, que o levarão até o continente na Unidade de Tratamento de Gás (UTG) localizada em Anchieta, no Sul do Espirito Santo.
 

A expectativa é que o transporte do Plem Sul Capixaba ocorra a partir da próxima segunda (24), partindo da Cidade Industrial de Curitiba até o Porto de Paranaguá, de onde seguirá para a plataforma FPSO P-57, no Espírito Santo.
 
 
O transporte precisa ser feito ainda neste mês de janeiro porque a concessão de queima de gás da plataforma P-57 se esgota após 90 dias do início da produção, que foi em dezembro do ano passado.
 
Ou seja, até 5 de março deste ano, a Agência Nacional de Petróleo permite que seja queimado o gás oriundo da produção do petróleo, até que os sistemas da plataforma sejam comissionados e a produção de gás seja suficiente para partir os compressores e iniciar a exportação de gás. Portanto, para que o compromisso com a ANP seja cumprido, o Plem precisa embarcar no Porto de Paranaguá antes do dia 7/2 e estar instalado até o dia 20/2.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22