Gás Natural

Aker leva manifold que será instalado no campo de Jubarte

A Aker Solutions, multinacional norueguesa do ramo de petróleo e gás, irá transportar entre os dias 24 e 29 de janeiro, o maior equipamento utilizado para escoamento da produção de gás natural já fabricado no Brasil. O Pipeline End Manifold (PLEM) será instalado na Bacia do Espirito Santo no

Redação
21/01/2011 12:35
Aker leva manifold que será instalado no campo de Jubarte Visualizações: 719
A Aker Solutions, multinacional norueguesa do ramo de petróleo e gás, irá transportar entre os dias 24 e 29 de janeiro, o maior equipamento utilizado para escoamento da produção de gás natural já fabricado no Brasil.
 

O Pipeline End Manifold (Plem), é uma estrutura de grande porte, que serve para interligar diversos campos produtores de gás natural, localizados no fundo do mar. O equipamento é composto de uma estrutura principal (com módulos de produção acoplados) que pesa 293 toneladas, com 7,5 metros de largura, 21,3 metros de comprimento e 4,5 metros de altura. 
 

O projeto do Plem começou a ser desenvolvido em dezembro de 2008 e foi totalmente fabricado, montado e testado na unidade da Aker Solutions, em Curitiba, representando um marco de desenvolvimento tecnológico para a empresa.
 

O PLEM será instalado na Bacia do Espirito Santo no campo de Jubarte, a uma profundidade de 1193 metros, e distante 85 km do litoral Sul do estado. O escoamento da produção do gás retirado do fundo do mar será feito por meio de gasodutos submarinos, que o levarão até o continente na Unidade de Tratamento de Gás (UTG) localizada em Anchieta, no Sul do Espirito Santo.
 

A expectativa é que o transporte do Plem Sul Capixaba ocorra a partir da próxima segunda (24), partindo da Cidade Industrial de Curitiba até o Porto de Paranaguá, de onde seguirá para a plataforma FPSO P-57, no Espírito Santo.
 
 
O transporte precisa ser feito ainda neste mês de janeiro porque a concessão de queima de gás da plataforma P-57 se esgota após 90 dias do início da produção, que foi em dezembro do ano passado.
 
Ou seja, até 5 de março deste ano, a Agência Nacional de Petróleo permite que seja queimado o gás oriundo da produção do petróleo, até que os sistemas da plataforma sejam comissionados e a produção de gás seja suficiente para partir os compressores e iniciar a exportação de gás. Portanto, para que o compromisso com a ANP seja cumprido, o Plem precisa embarcar no Porto de Paranaguá antes do dia 7/2 e estar instalado até o dia 20/2.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13