Petróleo

AIE mantém previsões de consumo para 2007

A Agência Internacional da Energia (AIE) manteve inalteradas suas previsões de consumo de petróleo para este ano e o próximo em seu relatório mensal publicado hoje, mas alerta sobre uma redução das reservas em outubro e ressalta as grandes incertezas em relação aos próximos mes

Terra Notícias/Agen
13/12/2006 02:00
Visualizações: 145

A Agência Internacional da Energia (AIE) manteve inalteradas suas previsões de consumo de petróleo para este ano e o próximo em seu relatório mensal publicado hoje, mas alerta sobre uma redução das reservas em outubro e ressalta as grandes incertezas em relação aos próximos meses.
Essas incertezas referem-se tanto à evolução da economia mundial, em particular devido ao grau de arrefecimento nos Estados Unidos, mas também à capacidade de aumentar a produção de petróleo no Iraque e na Nigéria, além da disciplina da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para cumprir as cotas que estabelecer no próximo dia 14, afirmou a AIE.
Os autores do relatório repetem suas previsões do mês passado, e calculam que a demanda mundial de petróleo neste ano será de 84,5 milhões de barris diários (mbd) em média, um aumento de 1,1% em relação a 2005. Esses números trazem alguns ajustes, já que os dados de outubro levaram os especialistas a reduzir o crescimento esperado no quarto trimestre - 2,5% a menos comparado ao ano passado, em vez do aumento de 2,6% esperado há um mês -, enquanto modificaram em alta os números do terceiro trimestre.
Para 2007, a AIE - que reúne os principais consumidores de energia reunidos na OCDE - prevê uma demanda média de 85,9 milhões de barris diários, o que significa uma alta de 1,7% comparado a 2006.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20