Energia

AHE Simplício conclui obras do Dique Norte

Furnas terminou as atividades de terraplanagem de mais um dique do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício (AHE Simplício), em construção no rio Paraíba do Sul, divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, abrangendo Três Rios e Sapucaia (RJ), Além Paraíba e Chiador (MG). Com 43 m

Redação
06/04/2011 17:53
Visualizações: 372
Furnas terminou as atividades de terraplanagem de mais um dique do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício (AHE Simplício), em construção no rio Paraíba do Sul, divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, abrangendo Três Rios e Sapucaia (RJ), Além Paraíba e Chiador (MG). Com 43 m de altura máxima e 200 m de comprimento em sua crista, o Dique Norte demorou pouco mais de oito meses para ser finalizado. 

 

A estrutura utilizou aproximadamente 279 mil m3 de aterro em solo, 11 mil m3 de areia, 15 mil m3 de brita e 32 mil m3 de enrocamento compactado. No total, já foram construídos sete diques no AHE Simplício. Eles consumiram cerca de 4,2 milhões de metros cúbicos de aterro, material suficiente para encher 280 mil caminhões. 

 

Resta agora concluir os diques Alga 1 e 2, cuja função é represar os córregos Areia e Louriçal, evitando que suas águas se misturem com as do rio Paraíba do Sul. 

 

O AHE Simplício, que terá capacidade instalada de 333,07 MW, conta com mais de 90% de suas obras civis já prontas. O início de operação está previsto para agosto de 2011. 

 

Trata-se de um projeto de engenharia único na história de Furnas e que tem um custo estimado de R$ 2,2 bilhões. Integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O complexo é composto por duas usinas (Anta e Simplício) com uma barragem de concreto, duas casas de força, um vertedouro, três túneis, 13 canais, 10 diques e seis reservatórios que se distribuem por uma extensão de 30 km. 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19