Termelétricas

Água das térmicas pode ter subsídios

Diário do Nordeste
28/04/2011 13:49
Visualizações: 188
As termelétricas Energia Pecém I e MPX Pecém II, em construção no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), poderão ter desconto de 50% sobre o valor da tarifa de água, de suas respectivas categorias, concedido pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).
 
 
Na última terça-feira, 26, o Governo do Estado enviou a mensagem de nº 7.247 à Assembleia Legislativa (AL) solicitando o subsídio para os empreendimentos. "Será um incentivo às térmicas, que vão produzir cerca de 90% da energia gerada no Ceará", afirmou o deputado estadual Antônio Carlos (PT), líder do Governo na AL.
 

O texto estabelece ainda que as empresas serão obrigadas, a partir de 1º de janeiro de 2012, a pagar o valor referente a um consumo mínimo anual de 7,2 milhões de metros cúbicos de água, dividido em 12 parcelas, caso o volume medido seja inferior a esse montante.
 

Para o deputado, a medida é justa, em virtude do avanço econômico e social que o complexo trará para o Ceará. "Estamos contribuindo para a formação de uma nova estrutura social. O complexo ainda nem foi inaugurado, mas já vem gerando emprego e renda para muitos", disse Antônio Carlos. Segundo ele, a votação em plenário da mensagem de nº 7.247 deve ficar somente para a próxima semana, posto que não possui regime de urgência.
 

A Porto do Pecém Geração de Energia S/A, ou Energia Pecém I, é uma termelétrica fruto da parceria do grupo português EDP com a MPX, de Eike Batista. Até o momento, o empreendimento está com cerca de 91% do projeto e 65% da obra concluídos, e a expectativa é de que a primeira turbina comece a operar em setembro deste ano, e a segunda em novembro. Já a MPX Pecém II deve funcionar somente no ano que vem.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13