MME

Agilidade, eficácia e transparência foi o resultado do primeiro Planejamento Estratégico do MME

Redação/Assessoria MME
20/07/2017 14:29
Visualizações: 334

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nesta quarta-feira (19/07) os resultados do primeiro Planejamento Estratégico. O projeto de elaboração do Planejamento Estratégico teve início em novembro de 2016 e envolveu centenas de servidores, colaboradores e lideranças do MME. O horizonte de Planejamento é de cinco anos (2017-2021) e a motivação para desenvolvimento do projeto se deve à necessidade de se entregar resultados à sociedade brasileira com maior agilidade, eficácia e transparência.

Com a implementação do Planejamento Estratégico, o intuito é que todo projeto e iniciativa do MME seja fundamentado em sua missão institucional, sua visão de futuro e seus objetivos definidos, proporcionado uma atuação dos funcionários e servidores coesa e alinhada.

Na abertura do evento, o Secretário-Executivo Adjunto de Minas e Energia, Edvaldo Luís Risso, falou sobre a implantação do Planejamento Estratégico na pasta. “Foi o nascimento de um projeto brilhante que teve um processo de implantação durante oito meses. Tínhamos um desafio enorme a vencer. Havia muitos projetos em andamento na época e o Planejamento Estratégico venceu junto”, destacou Risso.

Durante a execução do Projeto, foram realizadas dez frente complementares, mais de 40 reuniões técnicas e oficinas de trabalho. Como principais resultados, foram apresentados: a missão, a visão de futuro e os valores; e o Mapa Estratégico, com os objetivos do Ministério, classificados em quatro perspectivas: resultados, processos finalísticos, processos de apoio e recursos.

A missão do MME ficou assim definida: formular e assegurar a execução de políticas públicas para a gestão sustentável dos recursos energéticos e minerais, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País.

Para o chefe de gabinete do MME, José Wanderley Uchoa, o projeto é essencial para o bom desempenho da pasta. “O Planejamento Estratégico é um instrumento de gestão essencial para toda e qualquer estrutura, sobretudo quando se trata do serviço público, onde temos de prestar conta para sociedade”, afirmou.

O evento ainda contou com uma palestra do ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei, Marcelo Negrão, que contou histórias de superação durante sua carreira e exaltou a importância da motivação e união em equipe para colher bons frutos no trabalho. “Não adianta ter tudo se o grupo não está unido. Todos precisam ter o mesmo objetivo para crescerem juntos”, falou.

O Planejamento Estratégico do MME foi realizado pela consultoria Steinbeis-Sibe do Brasil, com recursos do Banco Mundial no âmbito do Projeto de Assistência Técnica dos Setores de Energia e Mineral (META).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20