Preços do Petróleo

Agência Internacional de Energia vê excesso de petróleo em 2017 se não houver cortes na Opep

Reuters, 11/11/2016
11/11/2016 12:47
Visualizações: 93

O excedente no mercado de petróleo pode entrar em seu terceiro ano em 2017 se não houver um corte de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), enquanto a crescente produção de exportadores ao redor do globo poderia levar a um crescimento implacável de oferta, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira. 

Em seu relatório mensal do mercado de petróleo, o grupo disse que a oferta global subiu em 800 mil barris por dia (bpd) em outubro para 97,8 milhões de bpd, liderados pela produção recorde da Opep e pelo crescimento na produção de países de fora da Opep como a Rússia, Brasil, Canadá e Cazaquistão. 

A IEA, localizada em Paris, manteve sua previsão de crescimento da demanda de 2016 em 1,2 milhão de bpd e espera que o consumo aumente no mesmo ritmo no próximo ano, tendo gradualmente desacelerado de um pico de cinco anos de 1,8 milhão de bpd em 2015. 

A Opep se reunirá no fim de novembro para discutir uma proposta de corte na produção para uma faixa de 32,5 milhões a 33 milhões de bpd, mas uma discórdia entre membros sobre isenções e níveis de produção criou dúvidas sobre a habilidade do cartel de entregar uma redução significativa. 

"Qualquer que seja o resultado, a reunião em Viena terá um grande impacto no eventual --e muito adiado-- reequilíbrio do mercado de petróleo", disse o IEA. 

"Se não for alcançado um acordo e alguns membros individuais continuarem a expandir sua produção, então o mercado vai continuar com excedente ao longo do ano, com pouca perspectiva de preços do petróleo subindo significativamente. De fato, se o excedente de oferta persistir em 2017, pode haver algum risco dos preços caírem de novo."

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13