Energia Elétrica

AES Eletropaulo treina eletricistas em simulador 3D

A AES Eletropaulo, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Matrix (empresa de consultoria em engenharia), criou um simulador exclusivo para capacitar seus eletricistas. A tecnologia foi desenvolvida para que novas equipes possam treinar tarefas de risco que serão executadas em campo. A

Redação
05/10/2011 17:42
Visualizações: 320
A AES Eletropaulo, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Matrix (empresa de consultoria em engenharia), criou um simulador exclusivo para capacitar seus eletricistas. A tecnologia foi desenvolvida para que novas equipes possam treinar tarefas de risco que serão executadas em campo. A empresa investiu R$ 860 mil no projeto, desenvolvido ao longo de 2 anos.

 

A ferramenta utiliza o ambiente virtual para testar os eletricistas sobre os procedimentos de segurança adotados pela empresa. Todos os que fazem o curso de capacitação de eletricistas para linhas energizadas passam primeiro pelo simulador. Os veteranos que atuam nessa função também têm de fazer reciclagem anual no equipamento.

 

“Com o joystick eles podem errar. No alto do poste, nunca. Na rua, uma falha de procedimento pode custar a vida”, diz Denésio Carvalho, gerente de treinamento da AES Eletropaulo. Cada eletricista recebe, em média, 123 horas de treinamento por ano.

 

 

Empresas como Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), Ceron (Centrais Elétricas de Rondônia S/A), Energisa (Empresa de Energia Elétrica da Paraíba), FUNCOGE (Fundação Comitê de Gestão Empresarial) e Matrix (Engenharia em Energia) já visitaram o Centro de Treinamento da AES Eletropaulo, na base Guarapiranga, para conhecer o software.

 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13