Energia Eólica

Aeris começa a operar em agosto, no Estado

Diário do Nordeste
02/02/2011 12:57
Visualizações: 411
A fábrica de pás para geradores eólicos Aeris Energy deverá entrar em operação em agosto deste ano. A informação foi confirmada, ontem, pelo diretor técnico da empresa, James Whitehouse. No fim do ano passado, começaram as obras de terraplenagem em uma área de 28 hectares, no km 2 da CE-422, setor III do Complexo Industrial do Pecém (Cipp), no Município de Caucaia.
 

Segundo o diretor só foi possível fazer a previsão de funcionamento da fábrica para o segundo semestre de 2011 porque a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) liberou, em dezembro, a licença de instalação.
 

"Agora, estamos dependendo apenas das chuvas, que atrapalharam um pouco o serviço de terraplanagem. Mas a estimativa é de começar a operar já em agosto", reforçou James.
 



Segundo ele, o investimento de implantação da empresa é de aproximadamente R$ 50 milhões, parte desses recursos serão financiados pelo Banco do Nordeste (R$ 15 milhões próprios e 35 milhões do BNB). A projeção do diretor é que a produção de pás chegue a quantidade de 760 ainda neste ano. "Claro que no início a produção não será tão grande. Aos poucos, vamos implantar todas as três linhas de produção, de forma programada, para chegar a esse número", contou.
 

A área construída será de cerca de 20 mil metros quadrados. Conforme James, no primeiro momento, as pás serão voltadas para o consumo no mercado interno. O Ceará tem um dos maiores potenciais do setor eólico brasileiro.
 
 
"Foi oferecido um protocolo de intenções bastante interessante. Várias condições foram alinhadas. É bem verdade que ainda faltam algumas coisas a serem cumpridas, mas o governo estadual mostrou boa vontade", comentou o representante da Aeris, ressaltando que a cadeia eólica já é beneficiada com uma baixa incidência de tributos em relação a outros setores.
 

Sobre o número de empregos, a priori, serão oferecidas 350 vagas. "No 1º momento, vamos ofertar isso. Mas com o passar do tempo e o crescimento da empresa a tendência é aumentar esse número", comentou o diretor, ressaltando que desde as primeiras negociações com o governo do Estado, ficou acertado que o objetivo é que a maior parte dessas oportunidades seja ocupada por pessoas da localidade.
 

"A intenção é utilizar o mínimo de mão-de-obra importada e o máximo de profissionais daqui. Contamos com a ajuda do governo para treinar as pessoas da comunidade e transformar o meio delas", disse James, lembrando que a capacitação é a chave para qualquer processo de industrialização. "As empresas sempre querem ir para onde existem pessoas qualificadas", afirmou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19