Rio Oil & Gas 2010

Advogados discutem influência da nova estatal do pré-sal na ANP

Participante do painel de ontem que discutiu na Rio Oil & Gas os aspectos jurídicos do pré-sal, o advogado constitucionalista Gustavo Binenbojm previu que a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador do setor petrolífero nacional, tenderá a perder poder com

Redação
14/09/2010 11:25
Visualizações: 147
Participante do painel de ontem que discutiu na Rio Oil & Gas os aspectos jurídicos do pré-sal, o advogado constitucionalista Gustavo Binenbojm previu que a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador do setor petrolífero nacional, tenderá a perder poder com a criação da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A., a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA).


Para o especialista, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas), as mudanças  que estão sendo feitas na legislação que criou e normatiza a ANP podem significar uma “maior politização” da agência, por meio de “interferências políticas na gestão dos contratos da camada pré-sal”.


“A regulação altamente politizada pode comprometer a independência, o caráter técnico da gestão. Há que se esclarecer melhor o papel dessa empresa. A ANP, até segunda ordem, é um regulador independente”, disse Binembojm, para quem “o modelo atual presta serviços relevantes ao país” e que, caso a situação da economia mundial se agrave nos próximos anos,  “a sociedade brasileira pode ser obrigada a pagar essa conta” mais adiante.


Também participante do painel, o coordenador acadêmico da Consultoria Jurídica do Ministério das Minas e Energia, Fabriccio Steindorfer, sustentou não haver dúvidas quanto às funções da PPSA e que, com o passar do tempo, as dúvidas hoje em discussão estarão esclarecidas.


“A PPSA é a União nos contratos [de concessão e de partilha]”, disse ele, que vê na criação da nova empresa governamental uma forma de o poder público manter sob controle as camadas petrolíferas do pré-sal.

Também participaram do painel, mediado por Tiago Macedo, procurador-geral da ANP, os especialistas Tim Martin, executivo sênior e membro do Instituto de Arbitragem Internacional, e David Johnston, sócio e diretor-administrativo da Daniel Johnston & Co. Eles discorreram sobre as questões jurídicas dos contratos da área de petróleo nos principais países produtores.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20