Evento

ABIEPS promove workshop especial sobre as novas regras do Inmetro

Já está em vigor desde janeiro, a Portaria do Inmetro que estabelece procedimentos e controle de qualidade mais rigorosos às empresas que prestam serviços de instalação e retirada de Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) em postos de combustíveis.

Redação
15/02/2011 12:44
Visualizações: 177
Já está em vigor desde janeiro, a Portaria do Inmetro que estabelece procedimentos e controle de qualidade mais rigorosos às empresas que prestam serviços de instalação e retirada de Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) em postos de combustíveis.

 

Para orientar os profissionais ligados ao segmento sobre as mudanças e exigências das novas regras, a ABIEPS – Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos para Postos de Serviços – promove no dia 24 de março, em sua sede em São Paulo, um workshop especial sobre a Portaria 009/2011.

 

A Portaria 009 é uma atualização da Portaria 109, que até agora determinava as diretrizes para a avaliação de conformidade para serviço de instalação e retirada de SASC. “As novas regras trazem avanços importantes, como requisitos com maior nível de exigência para instalação, critérios bastante definidos sobre as fases de auditoria em campo, além de conferir poder de fiscalização ao Inmetro, o que contribuirá para melhorar a credibilidade dos trabalhos executados”, afirma Edgard Laborde, assessor da diretoria e coordenador de cursos da ABIEPS.

 

Assim, durante o Workshop serão abordadas as mudanças previstas pela recém-publicada portaria Inmetro, entre elas as regras para subcontratação de serviços, novos prazos para auditoria de manutenção e auditorias de cada etapa da instalação. O treinamento também contará com a participação dos representantes dos Organismos de Avaliação da Conformidade (OACs), que mostrarão os procedimentos que serão adotados para avaliar a conformidade do serviço de instalação do SASC.   

 

“As novas regras vão privilegiar empresas que atenderem aos requisitos estabelecidos pelo Inmetro, promovendo dessa forma, maior credibilidade ao processo de certificação”, afirma Laborde. As empresas do segmento, mesmo as certificadas pela Portaria 109, terão que se adequar às exigências da Portaria até janeiro de 2012.

 

O Workshop é aberto e gratuito a todos os profissionais interessados, independentemente de serem inscritos no Curso para Instaladores de Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis (SASC) e Ensaio de Estanqueidade, que começa na mesma data.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20