acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Energia

ABB integrará rede de energia eólica em construção no Rio Grande do Norte

21/09/2011 | 10h28

A ABB, grupo líder em tecnologias de energia e automação, recebeu um pedido no valor de aproximadamente US$ 14 milhões da Galvão Energia SA, para fornecer uma subestação transformadora e lançar cabos de força para efetuar a transmissão de energia de um parque eólico atualmente em construção no Rio Grande do Norte.

A companhia vai entregar uma subestação em regime turn-key de 34.5/138 kV (kilovolt) e instalará 60 quilômetros de cabos de 34,5kV, conectando quatro novos parques eólicos com uma capacidade total de 94 MW (megawatt) à rede nacional. Alguns dos principais produtos a serem fornecidos incluem painéis isolados a gás de alta e média tensão, transformadores elevadores de potência, transformadores de medição e para-raios. A ABB também vai fornecer o sistema de controle e proteção em conformidade com o padrão global de comunicações IEC 81850, bem como sistemas de telecomunicação, controle remoto e sistema supervisório (Scada). Eles irão possibilitar o controle local e à distância da subestação, juntamente com seu monitoramento e gerenciamento eficiente em tempo real.

Como parte do projeto turn-key, a ABB é responsável pelo projeto, engenharia, fornecimento, montagem, comissionamento e start-up da subestação, incluindo as obras civis. A previsão de entrega do projeto é setembro de 2012.

“Essa subestação contribuirá para aumentar a oferta de energia limpa para indústrias, consumidores comerciais e residenciais da região,” disse Alexandre Supprizzi, responsável por Subestações - divisão de Sistemas de Potência ABB no Brasil. "Nosso conhecimento e experiência, combinados com as melhores tecnologias do ramo e a capacidade de gerenciamento de projetos, nos possibilita dar apoio tanto às concessionárias como aos produtores de energia na integração, transmissão e distribuição eficiente da energia eólica, ajudando-os a adequar a demanda sempre crescente por energia elétrica limpa e renovável.”

As subestações são as principais instalações da rede de energia que facilitam sua transmissão e distribuição de forma eficiente. Elas incluem o equipamento que protege e controla o fluxo de energia elétrica. A ABB é líder mundial no fornecimento de subestações isoladas a ar e a gás, cobrindo uma gama de níveis de tensão de até 1.100 kV.

A Galvão Energia SA é uma empresa brasileira, especializada no desenvolvimento, instalação e operação de plantas que geram eletricidade a partir de fontes renováveis, como o vento e a água.



Fonte: Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar