Tecnologia

Abaqus completa 10 anos como ferramenta de análises de falhas na Petrobras

"A análise pode determinar a interrupção ou a continuidade no funcionamento do oleoduto", explica um engenheiro Petrobras. O software também é utilizado no programa da pesquisa e desenvolvimento do Cenpes.

Redação
09/08/2005 03:00
Visualizações: 287

O software Abaqus 6.5, representado no Brasil pela SMARTtech Mecânica, é uma das ferramentas que há 10 anos auxilia os engenheiros da Petrobras a realizarem análises de falhas nos componentes e estruturas da empresa. O software é também usado no programa de pesquisa e desenvolvimento do Cenpes, que é um dos principais centros de pesquisa no Brasil..
Quando um dos dutos ou plataformas apresenta falha de funcionamento, o Abaqus entra no circuito para ajudar a resolver o problema com agilidade. “Nesses casos, a economia de tempo é importante. A análise pode, por exemplo, determinar uma interrupção no funcionamento do oleoduto ou a continuidade da operação”, explica Luiz Cláudio de Marco Meniconi, engenheiro de Equipamentos do Cenpes, que sugeriu que a Petrobras adquirisse a licença do software, em 1994.“Na época, procurávamos um software que realizasse estudos não-lineares e o Abaqus era a melhor tecnologia da área disponível no mercado”, conta o engenheiro.
Segundo o informe da Smarttech Mecânica, outra função comum do software na Petrobras é auxiliar engenheiros no desenvolvimento de estudos para serem aplicados no dia-a-dia da empresa. Uma destas pesquisas é, atualmente, absorvida pela Transpetro.  Há cinco anos, o engenheiro Meniconi fez um estudo com o Abaqus, intitulado “Comportamento do sistema de reparo de dutos usando materiais compósitos” e, com isso, conseguiu modificar o modo de trabalho feito na empresa. “Pode-se trocar o uso de soldas pela aplicação de compósitos”, afirma ao contar que a vantagem é que o Abaqus não causa riscos, pois não usa calor. “Com essa técnica, a Transpetro ganhou em segurança e praticidade”, acrescenta Meniconi.
“A rapidez do cálculo, a complexidade e a precisão nos resultados é o que nos motiva a usar esse software há tanto tempo. Às vezes, há situações tão complexas que não conseguimos resolver sem a ajuda da ferramenta”, diz Meniconi.  Além de precisão nos estudos não–lineares feitos pela Petrobras, o software se transformou em uma ferramenta importante para análises de tensões e riscos nos componentes e estruturas da empresa (consultoria técnica e apoio) e para o desenvolvimento de pesquisas do Centro.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20