Energia elétrica

A retração de 2,2% no consumo de energia em julho é um sinal muito ruim para país

Redação/Assessoria CCEE
28/07/2017 17:21
A retração de 2,2% no consumo de energia em julho é um sinal muito ruim para país Imagem: TN Petróleo Visualizações: 144

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 25 de julho apontam quedas de 2,2% no consumo e de 1,9% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo, em julho, totalizou 56.545 MW médios no Sistema Interligado Nacional – SIN, retração de 2,2% frente ao volume de energia consumido nos mesmos dias de 2016. Houve queda de 6,9% no Ambiente de Contratação Regulado – ACR (cativo), no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, índice que leva em conta a migração de consumidores para o mercado livre (ACL). Excluindo esse impacto, o ACR registraria diminuição de 1,2%.

No Ambiente de Contratação Livre – ACL, no qual as empresas compram energia diretamente dos fornecedores, foi registrado aumento de 10,1% no consumo, número que inclui os novos consumidores vindos do mercado cativo (ACR). Caso a migração não fosse considerada, haveria queda de 4,7% no consumo.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os maiores índices de retração no consumo de energia no período, excluindo a migração, pertencem aos segmentos de bebidas (-10,3%), minerais não metálicos (-8,5%) e transporte (-7,3%).

A análise da geração de energia no Sistema, em julho, também aponta queda na produção das usinas com 59.070 MW médios entregues, montante de energia 1,9% inferior ao gerado em 2016. O número tem grande influência da diminuição de 11% na geração das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas. As gerações eólica (+23,9%) e térmica (+21,9%), por sua vez, apresentaram desempenho superior no período.

O InfoMercado Dinâmico também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, em julho, o equivalente a 66% de suas garantias físicas, ou 38.384 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual foi de 70,5%.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13