acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Etanol de milho

A produção de etanol de milho pode ser um bom negócio para o produtor de cana?

17/08/2017 | 18h16
A produção de etanol de milho pode ser um bom negócio para o produtor de cana?
A produção de etanol de milho pode ser um bom ... A produção de etanol de milho pode ser um bom ...

Fórum dos Produtores de AgroEnergia terá a participação de Vital Nogueira, gerente Industrial da Usimat, primeira destilaria flex de etanol no Brasil

A produção de etanol com milho começa a ganhar espaço no Brasil. Primeiro vieram as destilarias flex, que utilizam como matéria-prima tanto a cana, como o milho. E na semana passada, aconteceu a inauguração da primeira usina do Brasil que produzirá etanol exclusivamente a partir do milho, a FS Bioenergia, uma joint venture entre a brasileira Fiagril Participações e a gestora americana Summit, instalada em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

O estado é o maior produtor de milho do país e também foi lá que teve início, em 2011, a primeira destilaria flex de etanol do Brasil, tendo a cana e o milho como matéria-prima, trata-se da Usimat, localizada no Município de Campos de Júlio, a quase 600 quilômetros de Cuiabá.

A Usimat foi construída na década de 1980, mas ficou parada por um tempo. Foi reinaugurada em 2006, ainda no modelo convencional - processando apenas cana-de-açúcar. Mas o negócio ganhou um fôlego a mais com a flexibilização da moagem, utilizando o grão como outra fonte para a produção de etanol. Com a entrada do milho, a produção de etanol na Usimat acontece praticamente o ano todo (a parada é de apenas duas semanas), pois, termina a safra da cana, começa a do milho, que, na verdade, tem duas safras por ano, a principal e a safrinha.

O etanol de milho trouxe uma vantagem a mais para a Usimat, a geração de subprodutos que agregam valor à operação, como o DDG (grãos secos por destilação, em inglês), uma opção de qualidade para ração animal muito valorizada no mercado.

Mas quais os prós e contras de produzir etanol de milho no Brasil? E os produtores de cana podem se beneficiar com isso? As questões serão respondidas durante o Fórum dos Produtores de AgroEnergia (Farmers Forum AgriEnergy), que contará com a participação de Vital Nogueira, gerente Industrial da Usimat, que falará no painel 3: Subprodutos - Aliados ou Problemas?

O Fórum dos Produtores de AgroEnergia é um evento internacional realizado pela Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), pela Datagro Consultoria e que contará com a Infraestrutura Organizacional da Reed Alcântara Machado, organizadora da Fenasucro & Agrocana.

Serviço:

Fórum dos Produtores de AgroEnergia (Farmers Forum AgriEnergy),

Data: 23 de agosto de 2017

Horário: das 8h00 às 17h00

Local: Arena do Conhecimento Agrícola na 25ª Fenasucro & Agrocana - Centro de Eventos Zanini - Sertãozinho/SP

Programação e inscrições antecipadas com desconto pelo site:

http://www.datagroconferences.com.br/forumagroenergia2017/pt-br/

Mais informações com Elizabeth Alves, Coordenadora de Comunicação da Orplana: elizabeth@orplana.com.br

 



Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar