Energia Renovável

A partir de novembro, óleo diesel sofrerá adição de 2% de biodiesel

Decisão foi anunciada nesta segunda-feira (12/07) pelo Ministério de Minas e Energia, que não divulgou o impacto da medida para os preços do derivado. Diretor da Petrobras admite possibilidade de fabricação de biodiesel pela estatal, que tem US$ 350 milhões para investimentos em energia renov


12/07/2004 03:00
Visualizações: 119
O governo determinará em novembro a adição obrigatória no óleo diesel de 2% de biodiesel, um óleo produzido a partir do reaproveitamento de resíduos como óleo de dendê, bagaço de cana-de-açúcar e óleo de mamona. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (12/07) pela secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, Maria das Graças Foster, durante o seminário 3º Choque do Petróleo, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Embora não tenha dado maiores detalhes sobre a decisão, que será ratificada por meio de decreto, a secretária afirmou que a medida resultará na ampliação para 41% da parcela de fontes renováveis na matriz energética brasileira. Entre os países da Europa, comparou, esse percentual varia em torno de 15%. A secretária não explicou, no entanto, de que forma o biodiesel será produzido, mas o diretor da Área de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que também participou do evento, admitiu a possibilidade de a empresa vir a fabricar o produto.
Segundo o executivo, o planejamento estratégico divulgado neste ano, que compreende o período de 2004 a 2010, prevê investimentos de US$ 350 milhões da Petrobras para o desenvolvimento de fontes de energia renovável, o que poderá incluir projetos voltados para o biodiesel. Ele afirmou, no entanto, que, embora participe das discussões sobre esse projeto em Brasília, a Petrobras obedecerá as diretrizes que serão definidas pelo Ministério de Minas e Energia.
O executivo se absteve de apresentar qualquer projeção sobre impactos para o consumidor final da adição do biodiesel. Esse tipo de projeção, segundo ele, ainda terá que ser feita pela Petrobras.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13