Pesquisa CNI

A importância da indústria para o desenvolvimento do Brasil, na opinião da população

Pesquisa da CNI aponta que para os brasileiros, é o setor que mais contribui para o crescimento da economia.

Agência CNI de Notícias/Redação
24/05/2016 15:05
Visualizações: 1264

Mais de 90% dos brasileiros consideram que a indústria tem papel de destaque no desenvolvimento econômico e social do Brasil. O setor aparece em primeiro lugar entre os mais importantes para o crescimento do país, em pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 2.002 pessoas em 141 municípios*. Dos entrevistados, 43% disseram que as indústrias de transformação, extrativa e da construção são o setor mais significativo para o crescimento nacional. Em seguida aparecem a agropecuária (17%) e a administração pública (10%). Um total de 87% da população diz que ter uma indústria forte deve ser prioridade. Veja qual o grau de importância da indústria para o país, na opinião dos brasileiros.

1. Gera empregos

Para 95% dos entrevistados, a indústria é importante ou muito importante para a criação de postos de trabalho. Confrontados com uma situação hipotética em que sua cidade receberia um novo empreendimento com 1 mil novos empregos, 51% das pessoas elegeram que deveria ser no setor industrial (transformação, extrativa da construção). Em seguida aparece o comércio (13%).

2. Crescimento da economia

O setor é importante ou muito importante para impulsionar o crescimento da economia na opinião de 96% das pessoas.

3. Melhoria do padrão de vida das pessoas

A indústria contribui para a melhoria do padrão de vida da população na opinião de 94% dos entrevistados.

4. Desenvolvimento de tecnologia/inovação

As empresas industriais contribuem para aumentar a inovação e a evolução da tecnologia no país segundo 92% dos brasileiros.

5. Redução das desigualdades regionais

O papel da indústria para diminuir as diferenças regionais é importante ou muito importante para 88% das pessoas.

6. Exportações

Os produtos industrializados são considerados importantes ou muito importantes para as exportações na opinião de 87% das pessoas. Para 83%, o aumento das exportações gera mais empregos no Brasil.

*A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de março de 2014.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19